Classificações do Desporto na Festa do Avante!

Voltamos nesta edição a falar da presença do desporto no inigualável acontecimento que é a Festa do Avante! Por publicar, na passada semana, por razões de espaço, ficaram nomeadamente os resultados dos campeonatos disputados em várias modalidades, alguns deles com desfecho em jogos realizados na Atalaia. É a informação sobre essas provas que mobilizam milhares de praticantes e adeptos, correspondendo ao interesse dos que nelas estiveram envolvidos e do público em geral, que trazemos agora ao leitor, deixando-lhe, ainda, notas breves sobre outros factos relacionados com o desporto igualmente em destaque nos três dias da Festa.
Do que foram esse momentos de elevado nível técnico e artístico, vividos em saudável competição e num ambiente de fraternal convívio e camaradagem, ficam aqui também alguns registos, lembrando que neste ano estiveram presentes 23 modalidades, representando cerca de 400 colectividades, associações, federações e outras instituições, num total que ultrapassou os 17 mil participantes, incluindo atletas, amadores e profissionais, nos mais variados graus e escalões.
Recordar, por fim, que na preparação, planeamento, e organização deste universo de acontecimentos, visando incentivar a prática desportiva e garantir o desporto para todos, esteve a Comissão de Desporto da Festa do Avante!, integrada por vinte membros, que contaram com a colaboração directa de mais 137 camaradas e amigos.

Malha tradicional

O 4.º Campeonato da Malha (masculinos e femininos), que a exemplo do ano passado resultou de uma parceria entre a Comissão de Desporto da Festa do Avante! e o Clube Recreativo da Cruz de Pau, contou com um total de 537 participações (325 masculinas e 212 femininas).
A classificação por equipas, masculinos, ordenou-se assim:
1.º – Clube Recreativo da Cruz de Pau
2.º – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos (ARPI) de Pinhal de Frades
3.º – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Fogueteiro
4.º – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Paio Pires
5.º – Centro Cultural e Desportivo das Paivas
6.º – C. S. António

Em femininos, por equipas:
1.º – Clube Recreativo de Cruz de Pau
2.º – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Fogueteiro
3.º – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pinhal de Frades
4.º – Núcleo Sportinguista de Vendas Novas

A tabela classificativa final, masculinos, ditou os seguintes resultados:

1.º – Ataíde / Gonçalves (ARPI do Fogueteiro)
2.º – A. Marques / Josué (Clube Recreativo da Cruz de Pau)
3.º – Presidente / Pequeno (ARPI de Pinhal de Frades)

Na final, femininos:

1.º – Laura / Félix (ARPI de Pinhal de frades)
2.º – Fátima / Rosa (ARPI do Fogueteiro)
3.º – Fernanda / Júlia (Clube Recreativo da Cruz de Pau)

Malha Grande

Envolvendo seis equipas, num total de 180 participações, o campeonato teve os seguintes resultados:

1.º – Forninho (Poceirão)
2.º – Caixas
3.º – Os Amigos (Setúbal)
4.º – Jardia (Montijo)
5.º – Gâmbia
6.º – Anunciada

Malha Pequena

Nos meses que precederam a Festa, ao longo de dez jornadas, os cerca de 600 participantes disputaram taco a taco o torneio, ocupando, no final, os seguintes lugares na tabela classificativa:

1.º – União Desportiva e Cultural Banheirense
2.º – Moita
3.º – Associação de Amizade Arroteense
4.º – Clube de Alhos Vedros
5.º – Sempre Fixe
6.º – União Pires

Malha Corrida
(torneio individual)

Neste torneio, onde participaram 16 concorrentes, o seu posicionamento no final ficou assim estabelecido:

1.º – José Luís Pinela
2.º – Carlos Manuel Pinto
3.º – Eusébio
4.º – Henrique Pereira
5.º – Sérgio Chainho
6.º – António Candeias

Malha Corrida
(torneio por equipas)

Foram 15 os jogadores que em representação das cores da sua equipa disputaram a prova, colocando-as no final da seguinte forma:
1.º – Restaurante «Os Três Duques»
2.º – Centro de Trabalho do PCP de Alvalade do Sado
3.º – Sala de Convívio da Aldeia de Chãos

Futsal – 3.º Avante Jovem – Escolinhas

720 atletas (com idades entre os oito e os doze anos) e um total de 42 equipas dos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro e Setúbal são números expressivos que mostram bem o poder de atracção e popularidade do futebol junto dos mais pequenos. Depois das fases de apuramento na Primavera e início do Verão, com as meias finais jogadas na Atalaia, os lugares cimeiros foram assim ocupados:

1.º – Grupo Desportivo de Sesimbra
2.º – Grupo Desportivo Amarelos (Setúbal)
3.º – Beira-Mar (Almada)
4.º – Grupo Desportivo Fabril
Diogo Marques, do G.D. Fabril, foi considerado o atleta mais regular.

Futsal Seniores masculinos

A últimas etapa do torneio decorreu no Polidesportivo da Atalaia, com as meias-finais, dela resultando as seguintes posições na tabela classificativa:

1.º – Clube Recreativo Romeirense
2.º – Almada Unida
3.º – Ecalma
4.º – Clube Desportivo e Recreativo Fogueteiro
A taça fair-play foi para a equipa do Ecalma, obtendo Jinelson Teixeira, do Fogueteiro, o prémio de melhor marcador.

Matraquilhos

Com o dobro das mesas presentes em 2008, ano de estreia, os matraquilhos voltaram a repetir o êxito e a suscitar uma larguíssima adesão de participantes. A disputar o campeonato estiveram 23 equipas que, no final, ficaram alinhadas nos lugares de topo do seguinte modo:

1.º – «Os Fracotes»
2.º – – STAP, Estombar (Faro)
3.º – CND, Atalaia
4.º – «Tasca do Cão», Almada

Xadrez

Presença clássica na Atalaia é o torneio de xadrez, no pavilhão onde durante os três dias este desporto é rei atraindo sempre um elevado número de praticantes.
No final do torneio, com 26 participantes, os três primeiros lugares ficaram assim ordenados:
1.º– Dominic (A.A. Coimbra)
2.º– José Carlos Lopes (Cavaquinhas)
3.º– José Coelho (individual)

Modalidades em destaque na edição 2009 da Festa do Avante!: Boxe, Kickboxing, Xadrez, Matraquilhos, Slide, Yoga, Boccia, Parede de Escalada, Jogos Tradicionais, Actividades Gímnicas, Danças de Salão, Andebol Feminino, Futsal Sénior, Avante Jovem - Futsal, Hip Hop, Corrida da Festa, Esgrima, Artes Marciais, Patinagem, Para-quedismo, Jogo da Malha, Futebol de Praia e Cicloturismo.


Mais artigos de: Festa do Avante!

Homenagem a António Joaquim

Foi uma vida de dedicação ao Partido, à luta pela defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, à Festa do Avante! e, muito em particular, ao desporto na Festa, de que foi um dos impulsionadores. Partiu, já este ano, deixando um vazio e uma imensa saudade em todos os que com ele conviveram.Os camaradas da comissão...

Urge cumprir currículo obrigatório

«A problemática da Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico» foi o tema que este ano dominou o debate sobre desporto realizado no auditório do Pavilhão Central. Moderado por Eugénio Ruivo, com a presença do deputado comunista Miguel Tiago, nele participaram várias personalidades de craveira, com profunda ligação ao...

Corrida

Os 100 primeiros da CorridaInformamos nesta edição os resultados da Corrida da Festa, por classificação, atleta, equipa a que pertencia, escalão e tempo feito.1 - Artur Santiago - Grupo - Desp. Unidos Caxienses - Veteranos I Masc. - 0:30:332 - Pedro Pessoa - Boavista do Pico, Açores - Veteranos II Masc. - 0:31:123 -...

«O nosso desenvolvimento não é uma ameaça a ninguém»

A China é hoje a terceira economia mundial. Mesmo no contexto da crise capitalista, mantém uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto na ordem dos 8 por cento para o ano de 2009. Em entrevista concedida ao nosso jornal, o responsável pela delegação do Partido Comunista da China (PCCh) na Festa do Avante!, conselheiro do Departamento Internacional do Comité Central do PCCh, Yang Deli, explicou que se essa meta for alcançada estará dado um passo importante na resposta às consequências da crise no país e, simultaneamente, manter-se-á o caminho de desenvolvimento iniciado há quase duas décadas, processo, frisou ainda, cujo objectivo não é ameaçar ninguém ou conquistar uma posição hegemónica.

«Ganhar mais uma pessoa com a verdade é vital»

«Passaram 33 anos, mas a dor mantém-se», confessou em entrevista ao Avante! Betina Corcho. A filha de Adriana Corcho, funcionária diplomática cubana que juntamente com Efrén Monteagudo morreu no atentado contra a embaixada de Cuba em Lisboa, a 23 de Abril de 1976, esteve em Portugal para, através da sua experiência, sublinhar a importância do trabalho realizado pelos Cinco cubanos antiterroristas até serem injustamente presos nos EUA e promover as acções de exigência da sua libertação.