Moldávia

Comunistas iniciam diálogo

O Partido Comunista da Moldávia decidiu iniciar conversações com outras formações políticas visando a criação de uma coligação governamental no país alternativa à Aliança para a Integração Europeia (AIE).
«Ao tomarmos esta decisão passamos para as nossas mãos a condução de um diálogo político isoladamente com cada um dos partidos que entraram no parlamento. O objectivo é constituir um executivo que tire a Moldávia da crise em que se encontra e evite novas eleições gerais», explicou o deputado Mark Tkachuk em declarações recolhidas pela Itar-Tass.
A semana passada, o ainda presidente, Valadimir Voronin, agendou para amanhã, 28, a primeira sessão do novo plenário. Entre os 101 deputados, apenas 48 foram eleitos pelos comunistas, o que obriga à procura de uma plataforma de entendimento para a eleição do futuro presidente da República e do respectivo gabinete executivo, os quais, de acordo com a Constituição, têm que ser aprovados por um mínimo de 61 votos.
Os líderes da AIE criticaram ferozmente a iniciativa comunista argumentando que o até agora partido maioritário é responsável pela instabilidade política no território. A AIE pretende, no fundamental, que o PC da Moldávia aprove um governo constituído apenas pelos Liberais Democratas, Liberais, Democratas e Aliança Outra Moldávia, isto é, recusa terminantemente integrar qualquer membro do Partido Comunista no governo.
Os comunistas lembram que o partido obteve mais votos que qualquer dos demais e, por isso, cabe-lhe o papel de constituição de um governo de coligação.


Mais artigos de: Internacional

PCP manifesta solidariedade

O eurodeputado do PCP João Ferreira encontrou-se, domingo, com o presidente Manuel Zelaya e manifestou a solidariedade dos comunistas portugueses para com o povo das Honduras e o seu legítimo governo.

Tortura sem punição

Um documento desclassificado pelo Departamento de Justiça norte-americano revelou novos detalhes sobre os crimes cometidos pelos EUA contra detidos suspeitos de terrorismo. A ONU manifesta-se contra a impunidade.

Jovens comunistas defendem Lei de Educação

A Juventude Comunista da Venezuela defende a criação de uma Frente Popular pela Educação que promova a defesa e fiscalize a aplicação da nova lei sobre a matéria aprovada no país. A estrutura deverá ser integrada por partidos políticos e movimentos populares, representantes dos trabalhadores e do campesinato. A JCV apela...

Apelo pela verdade

O Partido dos Comunistas do México (PdCM) lançou um apelo internacional de solidariedade para com os militantes do partido e da Juventude Comunista, alvo de perseguição e repressão policial.Em causa está a violência desencadeada pelas autoridades nos estados de Coahulia e Campeche, isto na sequência da resistência...