Rio paga corridas

A CDU exigiu ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, que esclareça se a autarquia despendeu alguma verba para garantir a participação de 20 carros antigos no Grande Prémio da Boavista.
Em causa está o pagamento de cinco mil euros por cada uma das viaturas, o que perfaz um total de cem mil euros, segundo o vereador comunista na Câmara do Porto, Rui Sá, que considera inaceitável que «dinheiros públicos sirvam para pagar cachets de presença a corredores não profissionais de automóveis».
A iniciativa do vereador da CDU surge na sequência de declarações públicas de um responsável da empresa Talento (com um papel de destaque em diversas edições do Circuito da Boavista), Francisco Santos, em que este garante que estiveram no Grande Prémio Histórico do Porto 20 carros antigos de Fórmula 1 «pagos a cinco mil euros para participarem».
Considerando que a acusação se reveste «de uma grande gravidade», Rui Sá sublinha em carta a Rui Rio que, a ser verdade, «o pagamento destas verbas a concorrentes significaria um subsídio, com dinheiros públicos, a corredores de automóveis - quando o pressuposto destas corridas é que quem pretender correr deve pagar por isso».
O autarca da CDU pretende saber, ainda, «quais as verbas pagas individualmente a cada um dos proprietários, qual foi a fundamentação legal para a concretização destes pagamentos e quem foram os responsáveis formais pelas respectivas autorizações».


Mais artigos de: Aconteceu

Médicos cubanos suprem faltas

Dezasseis médicos cubanos começaram no dia 21 a ser recebidos nos centros de saúde dos cinco concelhos do Litoral Alentejano, prevendo-se que iniciem o seu trabalho em Setembro. Preenchidos ficam assim na sua quase totalidade os quadros daquelas unidades de saúde, onde se registam 35 mil utentes sem médico de família.A...

Morte na praia

Cinco mortos e três feridos, um dos quais com gravidade, eis o balanço trágico da derrocada de um troço de arriba na praia Maria Luísa, concelho de Albufeira, Algarve. O acidente fatal ocorreu ao final da manhã de sexta-feira, 21.Como em muitas outras áreas da nossa faixa costeira, também esta, além dos processos...

Britânicos contra presença no Afeganistão

Cerca de 69 por cento dos britânicos querem que as suas tropas saiam do Afeganistão contra 31 por cento que defendem a continuação naquele país, segundo uma sondagem publicada, no domingo, 23, pelo jornal The Mail on Sunday.Uma grande maioria dos inquiridos considera que o primeiro-ministro, Gordon Brown, tem gerido...