FMI controla Roménia

O Fundo Monetário Internacional anunciou, na segunda-feira, 10, a concessão de um empréstimo à Roménia no valor de 12,95 mil milhões de euros, com a condição de que o país aperte o cinto.
Segundo declarou um responsável da organização, Feffrey Franks, a Roménia será autorizada a aumentar o seu défice orçamental para 7,3 por cento, mas sublinhou que o governo de Bucareste será obrigado a reduzir a massa salarial do sector público dos actuais nove por cento do PIB para seis por cento, no prazo de cinco anos.
Por seu turno, o governo admitiu que a primeira tranche do empréstimo, de 1,9 mil milhões de euros, terá de ser utilizada para pagar salários e pensões. Confrontado com uma grave recessão, as autoridades já tinham concluído em Março um acordo com o FMI e a UE no valor de 20 mil milhões de euros.


Mais artigos de: Europa

Tortura tolerada

A Comissão dos Direitos do Homem do Parlamento britânico exigiu, no dia 4, a abertura de um inquérito independente sobre a implicação do Estado nos casos de tortura.

Obsessão xenófoba

A polémica lei da Segurança, que configura o crime de imigração irregular e regulamenta as patrulhas de cidadãos, entrou em vigor no dia 8, com a publicação dos respectivos diplomas do diário oficial.

Despedimentos arbitrários

Após 14 anos de trabalho numa fábrica de embalagens em Oberhausen, na região alemã, do Rhur, um operário originário do Paquistão foi sumariamente despedido acusado de ter recarregado a bateria do seu telemóvel a expensas da empresa.O caso, que mais parece uma história inventada para entreter leitores em tempo de Verão,...

Os portugueses e a crise

O Eurobarómetro é um instrumento da Comissão Europeia para análise da opinião pública europeia que periodicamente fornece resultados de questionários sobre temáticas europeias. No fim de Julho foi divulgado o Eurobarómetro sobre «Emprego e Política Social Europeus», com dados recolhidos nos estados-membros entre 29 de...