Há outro caminho!

A Comissão Concelhia da Amadora do PCP acredita que «há outro caminho para Portugal». Num folheto que está a ser distribuído aos trabalhadores e à população do concelho, os comunistas garantem que existe uma forma de «resolver os problemas da economia nacional e ainda combater o défice».
É que para o PCP o problema da economia nacional «radica na destruição do seu aparelho produtivo, no aumento do desemprego e nas privatizações». As empresas da Amadora, garantem os comunistas, «são um bom exemplo» disto mesmo.
A Sorefame, por exemplo, está encerrada há um ano. Desta forma, lembra o PCP, «dezenas de milhões de contos de material circulante estão a ser importados em vez de produzidos no País». Além disso, milhares de trabalhadores «estão no desemprego em vez de estarem a produzir» e os impostos que o Estado cobrava pelas mais-valias realizadas no País «são cobrados por outros estados». Os trabalhadores que, estando empregados, pagariam os seus imopostos e fariam os seus descontos para a Segurança Social «estão a receber desta».
Com este encerramento, acusa o PCP, o PIB diminuiu e a balança de transacções com o estrangeiro agravou-se, tendo o défice subido umas décimas. Sobre isto, o Governo «nada faz».
Também a MB Pereira da Costa é um bom exemplo. Com a falência decretada deste finais de 2004, a empresa continua em laboração «graças à determinação dos seus trabalhadores». A viabilidade da empresa «está demonstrada» mas é necessário que o seu principal credor, o Estado, «apoie o seu plano de viabilidade». Como o PCP tem vindo a afirmar, com as medidas de «combate ao défice» aplicadas o défice cresceu e os trabalhadores e reformados viram os seus rendimentos diminuir.


Mais artigos de: PCP

Bases para uma nova política

Prosseguem em todo o País os debates do PCP para a construção do programa eleitoral às eleições legislativas de 27 de Setembro. Programa que será um compromisso com o povo.

PCP apela à luta

No concelho de Sintra, em dois anos, acabaram várias empresas de referência e foram destruídas centenas de postos de trabalho. A crise é sobretudo sentida pelos trabalhadores.

«Não houve nenhuma reunião para esse fim»

Muito se tem dito na imprensa acerca das eleições autárquicas em Lisboa e dos alegados esforços do candidato do PS, António Costa, para estabelecer uma união à esquerda que trave Pedro Santana Lopes. O Avante! falou com Carlos Chaparro, do Comité Central, e responsável pela organização do PCP na cidade de Lisboa para...

Concepções antidemocráticas e fascistas

Insultuosas, antidemocráticas e fascistas. É desta forma que o PCP caracteriza as propostas de revisão constitucional feitas por Alberto João Jardim, num comunicado do Gabinete de Imprensa no dia 16. A sua intenção de «ilegalização do ideal comunista é um ataque à democracia e uma ofensa a todos os democratas». A...

Público é melhor e mais barato

O PCP promoveu, no dia 16, uma campanha de denúncia contra a privatização das linhas suburbanas da CP no distrito de Lisboa. Foram distribuídos milhares de documentos em várias estações ferroviárias.

É urgente mudar de política

Com o objectivo de actualizar o conhecimento da situação do emprego no distrito do Porto, uma delegação do PCP, que integrou o deputado Jorge Machado, realizou um conjunto de reuniões com várias instituições. No fundamental, ficou confirmado um quadro de agravamento preocupante.A situação descrita pelo sindicato do...