Governo agrava crise

Os comunistas do Porto estão preocupados com a crise que se vive na indústria do mobiliário. Para a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, esta crise já tem muitos anos, não resultando directamente da crise internacional.
Entre 2004 e 2006, desapareceram muitas empresas deste sector, nomeadamente nos concelhos de Paços de Ferreira e Parede, onde tem forte incidência. Como consequência disto, o desemprego nestes concelhos era em Abril, respectivamente, de 11 e 12 por cento, ou seja, superior à média nacional. Para o PCP, a responsabilidade vai para as políticas económica adoptadas, assim como para a estrutura do seu tecido empresarial.
Esta evolução negativa, garantem os comunistas, «deveria merecer respostas imediatas do Governo em termos sociais». Mas este não toma as medidas que «há muito se mostram necessárias». Na opinão do PCP, esta realidade «não está dissociada da discriminação negativa que o distrito do Porto, e em escala mais acentuada, o seu interior, de que fazem parte os concelhos onde a indústria do mobiliário é predominante, está a sofrer em termos de investimento público».
A resposta do Governo tem sido anunciar medidas com pompa e circunstância, sem que nunca se concretize o que é prometido, acusa a direcção comunista. Daí os protestos de muitos empresários do sector contra o ministro da Economia que, no dia 6 do mês passado, anunciou um plano de apoio ao sector que ainda não foi posto em prática.


Mais artigos de: PCP

Confiança para as batalhas que aí vêm

Foi no sábado, dia 13, com mais de 600 presenças, num ambiente contagiante de entusiasmo e confiança, que se realizou o comício do PCP, sob o lema «Uma força de confiança! Uma vida melhor para os trabalhadores e o povo!».

A força da alternativa

O salão dos Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem-Martins acolheu a primeira iniciativa pública do PCP após as eleições de 7 de Junho para o Parlamento Europeu. Apesar dos feriados e do intenso calor que se fazia sentir convidar a uma ida até à praia, a sessão encheu-se de militantes, activistas e simpatizantes do...

Jornadas de trabalho arrancam sábado

Passado que está, e com inegável êxito, o primeiro acto eleitoral do ano, o colectivo partidário volta-se agora para outra outra tarefa fundamental – a construção e divulgação da Festa do Avante!.

Portugal mais submetido à NATO

O PCP reagiu, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa, à reunião do Conselho de Estado, realizada no dia 15, para tratar da «participação de tropas portuguesas no Afeganistão». Os comunistas salientam que esta reunião tem lugar «no exacto momento em que aguarda promulgação a Lei de Defesa Nacional, que retira ao...

PS chumba progresso da Guarda

O PS chumbou, na Assembleia da República, um projecto de resolução do PCP propondo um plano intergrado de desenvolvimento para o distrito da Guarda. O PSD optou pela abstenção.Para a Direcção da Organização Regional da Guarda do Partido, esta opção do PS é «lesiva dos interesses desta região e das populações que aqui...

Consolidar os avanços alcançados

As organizações do Partido estão a analisar os resultados alcançados pela CDU nas eleições para o Parlamento Europeu, marcados pelo aumento de votação em todos os distritos e regiões autónomas.

A Marcha em DVD

Juntamente com o Avante! do dia 25 de Junho, será distribuído, por apenas 5 euros, um DVD com imagens da grande Marcha «Protesto, Confiança e Luta», promovida pela CDU no dia 23 de Maio, e que inundou as ruas de Lisboa com mais de 85 mil pessoas. O DVD inclui ainda os discursos proferidos, na ocasião, por Jerónimo de...