Castelo Branco

É urgente um plano de emergência

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou um projecto de resolução para criar um Plano de Emergência para o distrito de Castelo Branco. Os deputados comunistas consideram que o distrito «vive uma das piores crises da sua história, com consequências muito graves e dramáticas nos planos económico, social, laboral, cultural e ambiental».
Esta análise da situação, garantem, é confirmada por «todos os indicadores» e pelos «desenvolvimentos mais recentes». A perda e o envelhecimento da população, a precariedade (que atinge mais de 24 por cento dos trabalhadores), o aumento dos desempregados e a redução das ofertas de emprego; o valor dos salários – o distrito é o quarto do País em que estes são mais baixos, os salários em atraso e o risco que paira de novos despedimentos são apenas alguns dos dados enunciados.
Os objectivos centrais do plano proposto pelo PCP são: apoiar e valorizar a agricultura familiar e o sector têxtil e vestuário; dinamizar a economia e o mercado nacional, apoiando o aparelho produtivo e os micro, pequenos e médios empresários; desenvolver o ensino superior e a investigação públicos; promover a fixação e atracção de população jovem; defender e implementar serviços públicos de qualidade e de proximidade; promover o trabalho com direitos, o combate à discriminação salarial e a valorização do Salário Mínimo Nacional; valorizar as prestações sociais, as pensões e reformas.


Mais artigos de: PCP

A solidariedade é a nossa força

«Por uma Europa de Paz e Cooperação – Não ao militarismo e ao Tratado de Lisboa» foi o tema do seminário internacional promovido pelo PCP no dia 22, em Lisboa.

Homenagear Catarina, lutando

O PCP assinalou, domingo, na aldeia de Baleizão, os 55 anos do assassinato pela GNR de Catarina Eufémia, operária agrícola e destacada militante comunista. Várias centenas de pessoas concentraram-se no cemitério local, onde a mártir se encontra sepultada, para lhe prestarem uma sentida e emotiva homenagem.Em seguida, em...

Do lado certo da luta

Em várias empresas do País, o PCP dirige-se aos trabalhadores solidarizando-se com a sua luta e apelando ao voto na CDU para, de uma vez por todas, mudar de política.

Bienal já tem regulamento

Este é ano de Bienal de Artes Plásticas na Festa do Avante!. Serão aceites «todas as obras e disciplinas artísticas consideradas hoje património do desenvolvimento das artes plásticas», lê-se no regulamento – que está já disponível no sítio da Festa na Internet, em www.pcp.pt/festa2009.Cada concorrente à participação na...