Homenagem a Vasco Granja

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Vasco Granja, militante comunista e o grande divulgador da banda desenhada e do cinema de animação no nosso País.
No texto, da autoria do PCP, onde se recorda o facto de Vasco Granja ter sido o responsável pelo termo “banda desenhada”, que utilizou pela primeira vez num artigo de jornal em 1966», a sua figura é enaltecida como «uma referência para várias gerações, antes e depois do 25 de Abril», a quem apresentou «desde produções da América do Norte até ao cinema produzido na Europa de Leste».
«Após o 25 de Abril, Vasco Granja iniciou um programa na televisão denominado «Cinema de Animação» que durou dezasseis anos e teve mais de mil emissões», salienta o voto de pesar.
Nele realçado é igualmente o percurso de «combatente antifascista e preso político» de Vasco Granja, salientando-se que este se associou «ao movimento cineclubista como uma forma de resistência antifascista».
«Foi nesse contexto que foi pela primeira vez preso pela PIDE, após a exibição do filme «Caminho da Esperança», exibição que tinha como objectivo angariar fundos para os movimentos de resistência à ditadura», sendo «novamente preso e torturado pela PIDE» nos anos 60 «devido à sua ligação ao PCP», lê-se no voto aprovado por todos os deputados presentes, que cumpriram em sua homenagem um minuto de silêncio.


Mais artigos de: Breves Assembleia

PS recusa audição

O PS recusou na semana transacta o pedido do PCP de audição da ministra da Educação sobre interrogatórios feitos pela Inspecção-Geral da Educação a alunos da Escola Secundária de Fafe, que se manifestaram contra Maria de Lurdes Rodrigues.A diligência da bancada comunista fora oficializada dias antes junto da comissão...

Retrocesso ambiental

Todos os partidos da oposição convergiram há dias no repúdio pela decisão do Governo de diminuir o valor das coimas aplicadas a quem viola a legislação ambiental.Em debate suscitado por declarações políticas de «Os Verdes» e BE, perante o estranho silêncio da maioria PS, foi duramente criticada a proposta de lei do...

Deficientes das Forças Armadas

Foi aprovado pelos deputados na semana transacta, por unanimidade, em votação final global, um projecto de lei do CDS-PP destinado a repor a comparticipação das despesas dos deficientes das Forças Armadas com todos os medicamentos.O diploma repõe a comparticipação do Estado a todos os medicamentos comprados pelos...