Milhares por todo o País exigem uma vida melhor

Continuar Abril em Maio

Muitos milhares de pessoas assinalaram os 35 anos da Revolução dos Cravos com os olhos postos na actual situação do País e na necessidade de fazer Abril de novo. Esta exigência voltará às ruas amanhã, nas manifestações do 1.º de Maio.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

Abril exige futuro

Trinta e cinco anos depois, o futuro. Quantos, de entre os milhares de pessoas que desfilaram na avenida da Liberdade, em Lisboa, celebrando o 25 de Abril, viveram essa jornada maior da história de Portugal? Homens e mulheres de 40 anos, por exemplo, não devem recordar, «pessoalmente» sequer, a madrugada em que o Movimento das Forças Armadas derrubou o governo de Marcelo Caetano desferindo assim o primeiro e profundo golpe no fascismo português, a que se seguiu uma verdadeira insurreição popular e um processo revolucionário que, contra os ventos da social-democracia e as marés da reacção fascista, colocou o País no rumo do socialismo.

O futuro é o socialismo

O Estado Novo foi um regime que, utilizando a ideia do nacional-sindicalismo, se distinguiu por importantes resultados nas esferas económica, social e política.