Espanha

Milhares contra Bolonha

Dezenas de milhares de estudantes do secundário e superior realizaram, dia 12, uma jornada nacional de protesto contra o «processo de Bolonha» e a privatização do ensino. Marcada por greves em numerosos estabelecimentos, o protesto trouxe 25 mil estudantes para as ruas de Barcelona, 15 mil em Madrid, três mil em Saragoça e Oviedo, dois mil em Valência, 1500 em Múrcia e Leão, mais de mil em Salamanca. Em dezenas de outras cidades espanholas como Granada, Sevilha, Cádis, Algeciras decorreram também importantes acções.
A jornada foi convocada pelo II Encontro de Assembleias contra Bolonha, realizado em Valência em Dezembro passado, e foi aprovado pelas diversas assembleias a nível local. O movimento exige a suspensão e a realização de um referendo sobre a legislação adoptada pelo governo de Zapatero que aplica os princípios do «processo de Bolonha» ao sistema universitário espanhol.


Mais artigos de: Europa

Greve contra crise

Trabalhadores de diferentes sectores convergem hoje, quinta-feira, numa jornada de greve nacional e manifestações nas principais cidades.

Salvar a <i>Qimonda</i>

Os trabalhadores da Qimonda na Alemanha e em Portugal continuam a lutar pela viabilização desta empresa de tecnologia de ponta. No Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo exigiu apoios.

França regressa à NATO

Passados 43 anos da decisão do presidente Charles de Gaulle de desvincular a França do comando integrado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Nicolas Sarkozy anunciou, dia 11, que é chegado o momento de regressar ao «núcleo duro» da Aliança.No discurso que pronunciou na Escola Militar em Paris, o actual...

Uma década de militarização

Passaram dez anos sobre a decisão do Conselho Europeu de Colónia (Alemanha) de criar a chamada Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD), na sequência do desenvolvimento do processo da Política Externa e de Segurança Comum.Este processo recebeu um impulso essencial na Cimeira entre a França e a Grã-Bretanha que se...