Ponte do Prado

O PCP questionou o Governo sobre o estado de degradação em que se encontra a Ponte de Prado, que liga as duas margens do rio Cávado entre Vila Verde e Braga.
Em requerimento enviado ao Ministério das Obras Publicas, o deputado comunista Agostinho Lopes lembra que as juntas de freguesia da zona criticaram recentemente «a falta de obras de conservação», reclamando a sua realização urgente, nomeadamente a reparação do tabuleiro - que consideram «uma vergonha» - e a instalação de uma «iluminação condigna».
O parlamentar do PCP salienta que a visita realizada há dias por uma delegação da CDU permitiu confirmar os problemas e a urgência das obras de conservação.
Agostinho Lopes sublinha que, «apesar de algumas obras realizadas há anos e do alívio de tráfego automóvel permitido pela via rápida a montante, a ponte apresenta sérios sinais de degradação, e riscos para a segurança de transeuntes e veículos, e uma iluminação muito insuficiente».
Evocando o trágico desastre da Ponte de Entre-os-Rios (Castelo de Paiva), o PCP pergunta «qual a avaliação final da Ponte do Prado em matéria de segurança, conservação e obras necessárias?»
A ponte do Prado que liga a freguesia de Merelim, S. Paio, concelho de Braga à Vila do Prado, concelho de Vila Verde, foi construída em 1617, sendo monumento nacional desde 1910.


Mais artigos de: Breves Assembleia

Publicitação das dívidas

O PCP defende a obrigatoriedade da publicação das dívidas do Estado a particulares e empresas, entendendo que essa publicitação não deve estar dependente de nenhum pedido, como prevê a legislação vigente.«Não tem qualquer cabimento que tenha que ser o credor a requerer previamente essa publicitação», sustentou o deputado...

Em defesa da Linha do Tua

A maioria socialista chumbou o projecto do Partido Ecologista «Os Verdes» que propunha a classificação da Linha do Tua como património de interesse nacional. Votaram favoravelmente, além do partido proponente, PCP e BE, optando PSD e CDS/PP pela abstenção.Para o deputado ecologista Madeira Lopes, que apresentou o...

Despejos arbitrários

O Parlamento aprovou na passada semana os projectos de lei do PCP e do BE propondo a revogação imediata de um decreto emitido durante a ditadura fascista que regulava «a ocupação e atribuição de casas destinadas a famílias pobres». Os diplomas obtiveram os votos favoráveis do PS e do BE, tendo o PCP optado pela...