El Salvador

Farabundo Martí ganha legislativas

A Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) venceu as legislativas de domingo em El Salvador. Segundo os resultados preliminares divulgados pelo Supremo Tribunal Eleitoral ao final do dia de segunda-feira, citados pela agência Prensa Latina, com 71 por cento dos círculos apurados a Farabundo Martí segue na frente da contagem dos boletins em dez dos 14 departamentos do país, seguida pela Aliança Republicana Nacionalista (ARENA), actualmente no governo.
As informações difundidas, também na segunda-feira, pela Agência France Press confirmam a vitória da FMLN com cerca de 50 por cento dos votos expressos e 37 deputados eleitos em 84 possíveis, mais cinco que no último sufrágio. A ARENA, com cerca de 40 por cento, recua para os 33 deputados e os partidos da Conciliação Nacional, Democrata Cristão, Centro Democrático e Frente Democrática Revolucionária dividem entre si os restantes 10 por cento dos votos e os 14 lugares correspondentes no parlamento.
Quanto às municipais, que decorreram em simultâneo com as legislativas na capital, San Salvador, o candidato da direita, Nórman Quijano, leva uma vantagem de três por cento sobre a candidata da FMLN, Violeta Menjívar. Quijano reclama a vitória na maior cidade do país.
Contrariamente, na segunda cidade do país, Santa Ana, triunfou a FMLN, assim como em importantes autarquias como La Unión, Usulután, Zacatecoluca e Izalco, esta última histórica localidade onde a ARENA inicia as suas campanhas eleitorais. No total, a FMLN conquista 85 das 262 câmaras municipais, mais 30 que na anterior consulta, entre as quais figuram cinco capitais regionais.

Balanço para as presidenciais

O bom resultado alcançado no domingo projecta a FMLN para a vitória nas presidenciais de 15 de Março, considerou o candidato do partido Mauricio Funes. Nas sondagens mais recentes, Funes encontra-se em vantagem face ao adversário da direita, Rodrigo Avila.
«Conseguimos uma votação histórica com mais deputados e mais câmaras municipais», disse o porta-voz da Frente, Sigfrido Reyes, considerando ainda que tal pode significar um balanço importante para o partido enfrentar o sufrágio presidencial e colocar um ponto final a duas décadas de domínio da direita na chefia do país.


Mais artigos de: Internacional

PCP na Síria

Em solidariedade para com o povo palestiniano e a convite do Partido Comunista Sírio, o deputado do PCP na Assembleia da República e membro do Comité Central, Bruno Dias, esteve em Damasco, dias 16 e 17, em representação do Partido.A deslocação teve como objectivo participar em iniciativas de apoio ao povo palestiniano e...

Campanha em recta final

Milhares de bolivianos juntaram-se domingo em Montero, no Norte da província de Santa Cruz, para uma concentração de apoio à nova Constituição Política do Estado, proposta pelo governo do Movimento para o Socialismo (MAS), liderado por Evo Morales.Na iniciativa, o vice-presidente Álvaro García Linera defendeu que os que...

Gaza destruída

Apesar de decretado o cessar-fogo, a ofensiva israelita continua a fazer vítimas na Faixa de Gaza. O território encontra-se destruído por 22 dias de ataques e os palestinianos enfrentam todo o tipo de carências.

Trabalhadores peruanos cerram protestos

Camponeses e trabalhadores do Peru aumentam o protesto contra a repressão e a política neoliberal do governo. O presidente, Alan García, responde com a assinatura do Tratado de Livre Comércio com os EUA.

Sete anos de Guantanamo

A 11 de Janeiro cumpriram-se sete anos que os EUA montaram o campo de detenção na base naval da Baía de Guantanamo, na ilha de Cuba, onde têm aproveitado o vazio jurídico para deter, interrogar e torturar centenas de detidos, apelidados de «combatentes inimigos», privando-os dos direitos mais elementares, como o de...