Partidos Comunistas e Operários

Solidários com a Palestina

Em comunicado que em seguida reproduzimos, os Partidos do Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários juntam-se na condenação do ataque israelita e apelam à solidariedade dos povos para com os palestinianos.

«Nós, os Partidos Comunistas e Operários de todas as regiões do mundo condenamos veementemente os contínuos e assassinos bombardeamentos da força aérea israelita na Faixa de Gaza que já provocaram a morte mais de 300 palestinianos. Estes brutais ataques e outros crimes perpetrados pelo exército israelita, visam alcançar o que não foi conseguido através da imposição do muro sionista, do cerco e do bloqueio: quebrar a resistência do povo palestiniano.
«A política de genocídio praticada pelo governo israelita, sancionada e apoiada pelas forças imperialistas nos EUA, pela maioria dos governos dos países da União Europeia e aceite por alguns governos reaccionários árabes, é uma nova provocação contra os povos e contra o movimento de solidariedade em todo o mundo.
«Apelamos aos trabalhadores, às mulheres, à juventude e outros sectores, a todas as forças da paz e anti-imperialistas para que se mobilizem contra a criminosa política e ataques de Israel exigindo o seu fim imediato e o estabelecimento de sanções contra Israel. Apelamos ao desenvolvimento imediato de acções de solidariedade e de apoio humanitário ao povo palestiniano.
«Os nossos Partidos expressam a sua firme solidariedade com a resistência contra as agressões, com as forças progressistas, anti-imperialistas e comunistas da Palestina e de Israel e com todos aqueles que prosseguem a luta pelo estabelecimento do Estado da Palestina independente com as fronteiras de 1967 e com Jerusalém Leste como sua capital.
«Liberdade e independência para a Palestina!»


Mais artigos de: Internacional

Israel arrasa Faixa de Gaza

O governo israelita desencadeia desde sábado a mais violenta operação militar dos últimos 40 anos contra o povo palestiniano. Os bombardeamentos provocaram centenas de vítimas em Gaza e merecem o repúdio de milhares em todo o mundo.

Crime premeditado

Em nota divulgada pelo Gabinete de Imprensa, no dia 27, que abaixo reproduzimos integralmente, o PCP condenou o massacre israelita contra a população da Faixa de Gaza e exigiu que o Governo português o repudie inequivocamente exigindo «o seu fim imediato sem condições prévias».«O Partido Comunista Português condena o...

«Caça às bruxas» no Peru

A justiça peruana emitiu no dia 24 de Dezembro um mandato de captura contra 13 dirigentes políticos e sindicais do país. A acção, denuncia o Partido Comunista Peruano, é uma manobra do governo para ilegalizar as organizações que integram a opositora Coordenadora Política e Social.

PCP saúda 50 anos da revolução cubana

Assinalando a passagem dos 50 anos da revolução socialista em Cuba, o Comité Central do Partido Comunista Português endereçou ao Comité Central do Partido Comunista de Cuba uma saudação que abaixo reproduzimos na íntegra.«Queridos camaradasPor ocasião do 50.º aniversário da revolução cubana transmitimo-vos, e por vosso...