«O Segredo» no DOCLisboa

Integrado na programação do Festival Internacional de Documentário de Lisboa (DOCLisboa), foi exibido, sexta-feira, no Cinema Londres, e segunda-feira, na Culturgest, «O Segredo», de Edgar Felman.
Neste filme, que teve a sua estreia na Festa do Avante!, António Dias Lourenço, hoje com 93 anos, relembra os anos de encarceramento no Forte de Peniche, durante a ditadura fascista em Portugal, focando-se no episódio da sua evasão em 1954.
É essa fuga, de uma coragem física notável, que o filme pretende mostrar. Percorrendo a velha cadeia de alta segurança e o que resta do antigo edifício, Dias Lourenço evoca as peripécias pelas quais passou para se evadir e mostra algumas das salas onde ele e os seus camaradas viviam diariamente.
«Este filme retrata alguns aspectos de uma fase da vida nacional, de grande importância politica, que está na base da destruição do regime fascista e na criação de um novo regime democrático em Portugal», disse, na ocasião, António Dias Lourenço.


Mais artigos de: Nacional

Denunciar a política repressiva da ditadura

A URAP defende a criação, na Fortaleza de Peniche, de um espaço para a criação de um Museu da Resistência, destinado a actividades culturais de divulgação pública de uma das épocas mais negras da história de Portugal contemporânea.

PCP alerta para condições degradantes

Os deputados do PCP, eleitos pelo círculo do Porto, Honório Novo e Jorge Machado visitaram, dia 6 de Outubro, o concelho de Valongo, tendo contactado com um conjunto alargado de interlocutores locais e aprofundando o seu conhecimento acerca do funcionamento de importantes instituições concelhias.Em Ermesinde, Honório...

«Água é de todos, não é negócio de alguns»

Mais de uma centena de pessoas, em representação de associações sindicais, autarquias locais, movimentos cívicos e sociais, participaram, sábado, num Encontro Nacional, com o lema «Água é de todos, não é negócio de alguns».Esta iniciativa, que se realizou no Museu da Água, em Lisboa, acontece num momento em que a...

Agricultores lutam com justiça

Os produtores de arroz da região de Alcácer do Sal realizaram, sexta-feira, uma marcha lenta, dentro da cidade alentejana, em protesto com a autarquia que os impede de usar os secadores da ex-EPAC. «O presidente da Câmara foi forçado a reconhecer que não tinha razão e a assumir o compromisso de permitir a circulação dos...