África do Sul

Greve paralisou país

Milhões de trabalhadores sul-africanos responderam, quarta-feira, 6, à greve geral decretada pela maior central sindical do país, a COSATU.
O protesto contra os aumentos no preço dos combustíveis, dos bens alimentares, e o crescimento brutal da tarifa sobre os serviços eléctricos paralisou vários sectores de actividade na África do Sul, sobretudo a indústria de extracção de minério, os têxteis e os transportes públicos, que não circularam durante todo o dia.
Nas grandes cidades como a capital, Pretória, na Cidade do Cabo, em Joanesburgo, Durban ou Polokwane, centenas de milhares de trabalhadores saíram à rua para fazerem ouvir as suas reivindicações. «Não aceitamos que os trabalhadores paguem a factura dos investimentos falhados do governo no sector eléctrico», disse Patrick Craven, porta-voz da COSATU citado por agências internacionais.
Em causa, para além do elevado preço dos bens, está a perda de milhares de postos de trabalho num país onde a taxa de desemprego já supera os 23 por cento.
O ano passado, a empresa estatal Eskom começou a cortar no abastecimento às grandes áreas metropolitanas e à indústria mineira, interrupções que se ficam a dever à desastrosa política de investimentos e à falta de liquidez da empresa para manter a rede nos padrões mínimos.
A administração da Eskom pediu ao governo autorização para aumentar em cerca de 50 por cento o preço da electricidade


Mais artigos de: Internacional

Povo ratifica Morales

Milhares de pessoas saudaram em La Paz, capital da Bolívia, o triunfo de Evo Morales no referendo revogatório de domingo. No discurso da vitória, o presidente apelou à unidade dos bolivianos e instou os governadores da oposição a cessarem as afrontas à integridade territorial do país e à legalidade democrático-constitucional.

Assassinatos e perseguições

O Partido Comunista da Colômbia (PCC) denunciou, sexta-feira, o assassinato de mais um dos seus dirigentes regionais e candidato do Pólo Democrático Alternativo em Arauca, Luis Mayusa Prada, abatido perto da sua residência na localidade de Fortul.O PCC exige uma investigação cabal e isenta dos contornos deste crime, e...

Declaração do Comité da Paz da Geórgia

A Geórgia foi lançada em mais uma sangrenta situação de caos. Na terra georgiana deflagrou com nova força uma guerra fratricida. Para grande infelicidade nossa, não surtiram efeito os alertas do Comité da Paz da Geórgia e de personalidades progressistas da Geórgia sobre o carácter pernicioso da militarização do país e...

Candidatura contra-corrente

Cynthia McKinney, uma corajosa ex-congressista negra eleita pelo Estado da Geórgia, tornou-se numa das mais importantes activistas e líderes da esquerda norte-americana e dos movimentos progressistas no país. A sua militância contra a guerra no Iraque, pela destituição do presidente George W. Bush, em defesa das vítimas...