Associação Fronteiras lança revista Direitos

Defender as liberdades democráticas

O Salão Nobre da Câmara de Setúbal acolheu, na passada semana, a apresentação da revista Di­reitos, uma publicação da Associação Fronteiras.

O acesso à jus­tiça e ao di­reito tem vindo a ser des­res­pei­tado

Para além de Guilherme da Fonseca, José Gabriel e Odete Santos, que apresentaram o número «0» da revista, esta iniciativa contou com a presença de várias dezenas de pessoas. Esta publicação, que será trimestral, tem como objectivo dar a conhecer direitos e denunciar as situações de violação desses mesmos direitos, bem como os casos da sua defesa, exercício e resistência aos ataques que têm vindo a ser desferidos às liberdades democráticas.
Numa breve apresentação foram abordados os temas daquela edição, nomeadamente o défice democrático no «embuste do legislador» que se tornou o acesso à justiça.
«Plasmado na Constituição como direito fundamental, o acesso à justiça e ao direito tem vindo a ser desrespeitado pelos vários governos que o têm transformado um direito apenas acessível a quem tem meios económicos, acompanhado por um sistema de apoio judiciário a que apenas os indigentes acedem», acusa a Fronteiras, que alerta para as «crescentes dificuldades de defesa dos direitos pela via judicial».
«As liberdades dos cidadãos são reiteradamente cerceadas como dão conta os inúmeros exemplos enunciados na revista e que a Associação Fronteiras tem vindo a denunciar no decurso da sua existência», acrescenta a associação.
Entretanto, a resistência e a luta têm dado exemplos de que é possível combater este cenário. «O “Não” irlandês ao Tratado Europeu, a derrota da lei eleitoral para as autarquias locais, o exercício dos direitos fundamentais pelos cidadãos, dão-nos a certeza de que é em frente que vamos na defesa dos direitos e liberdades democráticas», defende a Fronteiras.


Mais artigos de: Nacional

Conhecer as realidades

No seguimento de um conjunto de visitas e contactos com a população do concelho de Sintra, Frederico Simões, eleito do PCP no executivo da Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim, Paula Borges e Pedro Ventura, membros da Coordenadora Concelhia da CDU, e muitos outros activistas, visitaram, recentemente, a...

«Medidas imediatas» para Lisboa

Os eleitos do PCP apresentaram, dia 15 de Julho, na Assembleia Municipal de Lisboa uma recomendação onde se exige da autarquia «medidas imediatas» para combater o problema dos prédios devolutos na cidade. «O recentemente ocorrido incêndio na Avenida da Liberdade chamou a atenção, de uma forma dramática, para o problema...

CDU alerta para degradação

O concelho de Ovar tem sido «invadido» ao longo dos últimos anos por autênticas «florestas» de prédios que nascem na periferia dos núcleos urbanos, com especial destaque para as cidade de Ovar e Esmoriz. «Para além do enorme prejuízo urbanístico com a descaracterização completa dos aglomerados urbanos, sucede ainda que...

Soluções para a Quinta da Fonte

Ganha a Câmara de Loures, o PS virou costas à Quinta da Fonte e, há menos de ano e meio, a maioria PS/PSD rejeitou uma proposta dos vereadores da CDU, que ontem voltaram a apresentar soluções para os problemas do bairro.