Notas soltas

Pedro Campos
«A guerra no Iraque é mais do que nada pelo petróleo».
Alan Gre­enspan, ex-pre­si­dente da Re­serva Fe­deral, in The age of tur­bu­lence

«O Iraque foi assassinado e nunca mais se voltará a por em pé (...) A ocupação estado-unidense foi mais desastrada que a dos mongóis, que saquearam Bagdad no século XIII».
Nir Rosen, in Cur­rent His­tory

«Jornalista: Dois terços dos norte-americanos dizem que (a guerra no Iraque) não vale a pena...
Entrevistado: E?
Jornalista: E? Não lhe importa o que pensa o povo americano?
Entrevistado: Não. Não penso que nos devamos desviar da rota devido aos resultados flutuantes das sondagens de opinião».
Frag­mento da en­tre­vista de Martha Rad­datz, con­du­tora do pro­grama de te­le­visão Good mor­ning, Amé­rica/​ABC a Dick Cheney

«Uma das finalidades da invasão do Iraque era a de intimidar o Irão. Em realidade o que fez foi aumentar a influência do Irão no Iraque».
Re­la­tório 2008 de Cur­rent His­tory

«1947 – Estados Unidos condenaram um oficial japonês a 15 anos de prisão porque utilizou a tortura do “waterbording” contra um americano.
«2007 – O “waterboarding” é uma tortura? Depende de quem a pratica».
Resposta de Ru­dolph Giu­liani, candidato presidencial

«...Nenhuma circunstância especial, seja em estado de guerra ou ameaça de guerra, instabilidade política interna ou de emergência pública, pode ser invocada como uma justificação da tortura».
De­cla­ração da ONU, apro­vada por Es­tados Unidos

«Segundo o FMI, em 2008, a China, Índia e Rússia crescerão 10%,8,4% e 6,5%, respectivamente. Os Estados Unidos crescerão 1,9% e o Japão, 1,7%. Entretanto, espera-se que a África Sub-Sahariana cresça 6,5%. Segundo a OCDE o crescimento da economia dos Estados Unidos será de zero no primeiro semestre do ano».
Re­la­tório 2008 de Cur­rent His­tory

«Isso é o que diz o FMI. Segundo a OCDE o crescimento da economia dos Estados Unidos será de zero no primeiro semestre do ano. A economia dos EUA está a mover-se horizontalmente, “se é que não se está a contrair».
BBC, 20 de Março

«Mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e um número ainda maior não tem serviços de saneamento. 1,5 milhões de crianças menores de cinco anos morrem cada ano de diarreia, segundas causa de mortalidade infantil».
OMS no Dia Mun­dial da Água

«A polícia de Algeciras apanhou um carregamento de roupa equivalente a 200 milhões de euros. A roupa, falsificada, será incinerada. Entretanto, ONGs caritativas andam pelo primeiro mundo a pedir roupa para os países pobres».
Dos jor­nais es­pa­nhóis de 14 de Março

«Existem hoje exactamente 8 milhões de imóveis submersos em dívidas. Calculo que, se os preços no mercado imobiliário caírem mais 10%, dobrará o número de devedores cujo valor das casas é menor do que o débito total. Nesse ritmo, em pouco tempo, 40% do total das hipotecas no país estará em situação de não-cumprimento. Serão 51 milhões de imóveis».
Nou­riel Rou­bini, pro­fessor de eco­nomia na Uni­ver­si­dade de Nova Iorque

«Os paramilitares, os amigalhaços de Uribe, são os responsáveis pelo desaparecimento de mais de 30 mil pessoas e, segundo uma organização internacional insuspeita, de 80% dos 400 mil delitos cometidos na Colômbia entre 1990 e 2006».
Re­la­tório de Am­nistia In­ter­na­ci­onal

«...o custo das operações (de guerra no Iraque), sem considerar os gastos a longo prazo, como a atenção dos ex-combatentes, supera já o custo da guerra do Vietname, que durou 12 anos, e representa mais do dobro do que custou a da Coreia».
Jo­seph Sti­glitz, in The Three Tril­lion Dollar War: The true cost of the Iraq con­flict


Mais artigos de: Argumentos

Objectiva roubalheira?

Uma das questões pertencentes à área da «grande» C&T é a que se refere às formas novas como são implementados os seus conhecimentos, os seus saberes, os seus resultados, o modo como são introduzidas as inovações, na vida das sociedades e do Planeta – Planeta para aqui, Planeta para ali, pois, como está na moda invocar,...

A omissão

Estava uma boa tarde de Verão temperada por um ventinho que apaziguava o calor, havia o café na mesa da esplanada, um ribeiro fazia correr lá o fundo a água que a seca ainda lhe permitia, tudo estava enfim saboroso e amável quando surgiu o Fernando para completar o excelente conjunto. Mas cedo me dei conta de que o...