À beira do abismo

Jorge Messias
As notícias que chegam da Europa capitalista são as piores. Sobem a inflação e o desemprego. Surgem velhos fantasmas da fome e da miséria já levianamente considerados extintos. No fosso da riqueza e da pobreza cresce o terrível dragão dos fascismos futuros. Disparam os preços dos combustíveis e dos cereais e cai por terra o mito da estabilidade da moeda.
É este o resultado da aplicação sistemática das estratégias neoliberais ao longo de dezenas de anos. Já sem perspectivas de futuro, os ministros de Sócrates acantonam-se no seu quadrado do poder e procuram destruir o mais possível, antes que partam de vez.
São homens acossados pelos seus próprios fracassos mas que dispõem de poderosas alianças que se acoitam na sombra do anonimato.
Um desses elos secretos de ligação é com algumas organizações de classe que dizem defender os direitos dos trabalhadores. Basta olhar-se para o que se passa nas lutas contra o Código do Trabalho.
Um outro elo liga o capitalismo às religiões. Essa aliança é frequentemente negada pelo Vaticano mas está bem à vista nas concordatas, leis da liberdade religiosa e num documento que iremos transcrever e que circula na Internet. Trata-se de um esquema de um curso promovido pela Universidade Lusófona que descreve sistematicamente, explica e pormenoriza os factores que historicamente identificam a substância do capital e o sentido íntimo das religiões, sobretudo as de raiz judaico-cristã.
1. «A eco­nomia de­riva da re­li­gião?» A resposta é positiva. Transcrição: «As re­la­ções de troca entre a fé e o di­reito so­cial. O templo, base eco­nó­mica da re­lação com as co­mu­ni­dades e a acu­mu­lação da ri­queza. As redes de tran­sacção à dis­tância e os tem­plos-mos­teiros como en­tre­postos. A re­lação de se­gu­rança fi­du­ciária, cre­di­bi­li­dade e templo. A de­pen­dência das po­pu­la­ções face à ri­queza dos tem­plos e a re­lação de ri­queza es­pi­ri­tual como ga­rantia da pro­tecção so­cial e do des­tina.»
2. «Nú­meros, es­crita e sím­bolos» Transcrição: «Da ne­ces­si­dade de re­gistar as pres­ta­ções em gé­neros aos tem­plos, à igual ne­ces­si­dade de re­gistar a tra­dição fi­lo­só­fica, te­o­ló­gica e ci­en­tí­fica. Trans­fe­rência de uma sim­bo­logia re­li­giosa para o valor mo­ne­tário. Da se­mió­tica es­pi­ri­tual à sim­bó­lica do sócio-eco­nó­mico .»
3. «Cris­ti­a­nismo e eco­nomia» Transcrição: «A re­vo­lução eco­nó­mica do cris­ti­a­nismo pri­mi­tivo no es­paço do Médio Ori­ente ; a par­tilha dos bens se­gundo as ne­ces­si­dades e a in­te­ra­juda so­cial. As pri­meiras redes de ajuda co­mu­ni­tária entre co­mu­ni­dades cristãs; mo­delos pres­ta­mistas de­cal­cados do sis­tema ju­daico ; evo­lução cristã da eco­nomia de mer­cado mer­can­ti­lista : do com­bate à usura aos nas­centes mer­cados mo­dernos.»
4. «Os ju­deus, os mer­cados e a fi­nança» Transcrição: «As si­na­gogas como cen­tros re­gu­la­dores da ac­ti­vi­dade pres­ta­mista. As redes co­mer­ciais e ban­queiras das fa­mí­lias ju­daicas. Re­lação entre fac­tores re­gu­la­dores da eco­nomia e fluidez mo­ne­tária e redes ju­daicas no es­paço me­di­ter­râneo (eu­ropeu), indo-ará­bico e asiá­tico.»
5. «O fim do An­tigo Re­gime e o Li­be­ra­lismo» Transcrição: «A lai­ci­zação da eco­nomia face ao poder do templo; ca­to­li­cismo versus pro­tes­tan­tismo- mer­can­ti­lismo. As lei­turas de Marx Webber.»
6. «Mun­di­a­li­zação e Glo­ba­li­zação» Transcrição: «A per­cepção de uma eco­nomia mun­dial, o cres­ci­mento de es­paços ca­pi­ta­listas e a so­bre­vi­vência do mer­can­ti­lismo de tra­dição ca­tó­lica. O im­pacto dos mer­cados ig­no­rados das redes ju­daicas, árabes, hindus e ca­tó­licas. Mer­cados reais laicos e mer­cados vir­tuais de pro­tecção re­li­giosa. Glo­ba­li­zação de mer­cados e glo­ba­li­zação de redes: a luta pelos es­paços de mer­cados de ín­dole re­li­giosa.»
7. «Mer­cados do Ori­ente» Transcrição: «Es­tru­turas e ca­rac­te­rís­ticas dos mer­cados ori­en­tais. Re­la­ções de poder entre redes de in­fluência; pro­to­colos e sim­bó­lica de mer­cados; a so­bre­vi­vência de sis­temas pres­ta­mistas na eco­nomia ori­ental con­tem­po­rânea e a origem do “Micro-cré­dito”. A sim­biose ori­ental entre fi­lo­sofia, eco­nomia e mer­cado : so­bre­vi­vência de uma ética ba­seada na trans­cen­dência do in­di­víduo, sub­ja­cente à eco­nomia de mer­cado ori­ental. Pólos de mer­cado ori­ental : di­nâ­micas his­tó­ricas e re­a­li­dade com­tem­po­rânea. Ni­chos de mer­cado.»
8. «Glo­ba­li­zação, es­tra­tégia e di­plo­macia» Transcrição: «O im­pacto do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e do bloco neo-eu­ro­si­â­nico no Novo Mundo e na eco­nomia. Re­for­mu­lação fi­nan­ceira e eco­nó­mica e emer­gência das re­li­giões. Da ne­ces­si­dade de mu­dança no dis­curso po­lí­tico face à afir­mação de glo­ba­li­zação do es­pi­ri­tual. As ten­dên­cias fi­lo­só­ficas e re­li­gi­osas na os­ci­lação dos mer­cados.»
9. «Se­gu­rança so­cial e re­vo­lução da eco­nomia das co­mu­ni­dades» Transcrição: «So­li­da­ri­e­dade e ca­ri­dade re­li­giosa: duas faces da se­gu­rança so­cial no mundo de hoje. A in­ca­pa­ci­dade dos es­tados laicos de as­se­gurar o bem-estar do ci­dadão e a ca­pa­ci­dade de res­posta de uma se­gu­rança so­cial por parte das co­mu­ni­dades re­li­gi­osas. Re­gresso da de­pen­dência das po­pu­la­ções face à ri­queza dos tem­plos e da re­lação de ri­queza es­pi­ri­tual como ga­rantia de pro­tecção so­cial e do des­tino?»
Religião, isto? Sem comentários...


Mais artigos de: Argumentos

Da luta contra o efémero e o fragmentador

Quando tenho tido de mudar do computador que utilizo para outro novo, portanto com a perspectiva de ir-se o computador e, é claro, com ele também de ir-se o «meu» disco «duro», o disco do meu dia a dia, onde encontro «tudo» o que procuro, colocam-se sempre, como se tem colocado a muitos outros utilizadores sofrendo...

Pela bola é que vamos

O título que encima estas duas colunas é uma tosca variante de um conhecido verso de Sebastião da Gama. Porém, onde o poeta escreveu a palavra «sonho», escreveu-se neste título a palavra «bola» Por uma razão largamente conhecida: porque nos últimos dias se intensificou a utilização do futebol, aliás um excelente...