Coimbra

«Precariedade no trabalho»

O Ateneu de Coimbra acolheu, dia 19 de Março, um debate, organizado pelo colectivo da Juventude Trabalhadora da JCP, sobre o tema «Os jovens trabalhadores e a precariedade no trabalho». Esta iniciativa contou com a presença de Miguel Tiago, deputado do PCP na Assembleia da República.
«A precariedade, na forma de contratos a prazo e dos falsos recibos verdes, afecta milhares de jovens em Portugal, levando a que muitos oscilem permanentemente entre o emprego e o desemprego, provocando uma grande instabilidade nas suas vidas», denunciaram os jovens comunistas, lembrando que a precariedade põe em causa «a segurança no emprego», «a segurança social», «a negociação colectiva», «horários de trabalho dignos», «direito à greve» e «leva a que muitos jovens se vejam obrigados a aceitar empregos com baixos salários, longos horários e, muitas vezes, sem condições minímas de higiene e segurança no trabalho».
Entretanto, procurando agravar ainda mais a precariedade no nosso país, o Governo PS prepara-se para piorar o Código do Trabalho com o chamado Livro Branco.
Esta situação, segundo a JCP, vai aumentar «o poder patronal», facilitando os despedimentos «sem justa causa», o «bloqueio da contratação colectiva», a «desregulamentação do horário de trabalho», o «fim das horas extraordinárias» e o «condicionamento da acção colectiva dos trabalhadores e dos sindicatos».


Mais artigos de: Juventude

Fundir para privatizar

O Governo vai fundir as 15 faculdades da Universidade do Porto, acabando com a sua autonomia e estrangulando, ainda mais, o seu já apertado financiamento.

JCP contra ilegalização da KSM

O Governo da República Checa decidiu, à cerca de três anos, ilegalizar a União da Juventude Comunista Checa (KSM). Apesar dos diferentes e inadmissíveis (anti-democráticos) argumentos usados por aquele governo para cumprir as suas intenções, a luta dos jovens checos e a solidariedade internacional de dezenas de...

«Todos pelos direitos de Abril»

Com o objectivo de assinalar o 25 de Abril de 1974, a JCP está a realizar, junto de milhares de jovens, até ao final do mês, uma campanha com o lema «Abril: direitos para todos! Todos pelos direitos de Abril».«Esta campanha tem como objectivo afirmar a Revolução de Abril como momento libertador do povo português de 48...

«Desporto: um direito de Abril»

Sob o lema «Desporto: um direito de Abril», realizou-se, no passado dia 15 de Março, no ringue da Junta da Freguesia da Buraca, a final concelhia da Amadora do Torneio AGIT. No dia 16 realizou-se, no campo do Grupo Desportivo Operário, a final concelhia de Lisboa, que contou com a participação de 60 jovens. A equipa...