Estudantes lutam por uma escola para todos
A limitação aos direitos e liberdades democráticas do povo português tem conhecido preocupantes contornos e manifestações diárias. As tentativas de silenciamento dos justos protestos dos trabalhadores, a insistente identificação policial de manifestantes, a repressão e a intimidação têm sido pedras de toque de um Governo que pretende calar o descontentamento face às consequências das suas políticas, recorrendo mesmo às autoridades para intimidar o exercício de direitos fundamentais.
Esta ofensiva tem conhecido particular incidência entre os jovens, nomeadamente entre os estudantes, quer em relação ao exercício dos seus direitos de associação nas escolas quer em relação ao seu direito de manifestação quer em relação aos seus direitos políticos.
Em entrevista ao Avante!, Bruno Madeira, dirigente do ensino secundário da JCP, e André Martelo e João Rodrigues, dirigentes estudantis, denunciaram a postura e as políticos do Executivo PS e prometeram, por parte dos estudantes, lutar em defesa de uma escola pública, gratuita e de qualidade.
O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line
Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão