Reunificação de Chipre

Diálogo reaberto

O recém-eleito presidente do Chipre, Demetris Christofias, encontrou-se, dia 21, com o dirigente turco-cipriota, Mehemet Ali Talat, com quem reatou o diálogo sobre a unificação da ilha.

O pri­meiro en­contro de lí­deres marcou o rei­nício das ne­go­ci­a­ções

Desde a invasão turca de 1974 é a primeira vez que os dirigentes de ambas as partes se mostram favoráveis ao avanço das negociações com vista à rápida reunificação da ilha. «Queremos resolver o problema cipriota, o mais brevemente possível», declarou Ali Talat, manifestando esperança num acordo «até ao final de 2008».
Os dois líderes marcaram novo encontro para daqui a três meses, aguardando até lá que as comissões técnicas já criadas desenvolvam o seu trabalho.
Entretanto, finalizaram um primeiro acordo sobre a reabertura da Rua Ledra, a emblemática artéria comercial que atravessa de Norte a Sul a capital Nicósia, cortada a meio por barricadas e sacos de areia.
O muro do lado turco já tinha sido demolido em 2005, mas a parte grega manteve a barreira, exigindo a retirada das tropas turcas do Norte.
Agora a zona irá ser desminada e desmilitarizada, devendo ainda ser efectuadas obras de consolidação de edifícios em ruína. Após a conclusão dos trabalhos, a abertura deste ponto de passagem, o sexto na linha divisória, «permitirá uma maior comunicação entre as pessoas o que ajudará a reduzir o fosso entre as duas populações», anunciou Demetris Christofias, na semana passada.
Aquando da sua eleição em 24 de Fevereiro, o candidato comunista às presidenciais prometera que a sua primeira iniciativa seria promover uma «reunião exploratória» com o dirigente turco-cipriota: «Estendo a mão da amizade ao povo cipriota turco e aos seus dirigentes», declarou então Demetris Christofias.


Mais artigos de: Europa

Protestos abalam a Grécia

Um dia após a aprovação da reforma das pensões pela escassa maioria de direita que governa o país, os principais sindicatos anunciaram o prosseguimento dos protestos, com novas greves e manifestações.

Operários romenos lutam por salários

Cerca de dez mil operários dos 12 mil que laboram na fábrica de automóveis Dacia-Renault de Petesti, situada a Noroeste de Bucareste, iniciaram na segunda-feira, 24, uma greve por tempo ilimitado exigindo aumentos dos salários e dos prémios.Depois de já terem efectuado uma paralisação de duas horas no passado dia 14, os...

Polícia belga detém 450 manifestantes

Mais de 450 manifestantes foram detidos no sábado, 22, pela polícia belga quando participavam numa acção internacional contra a NATO, que juntou cerca de um milhar de activistas de 17 países, assinalando o quinto aniversário do início da ocupação do Iraque.Os manifestantes tentavam introduzir-se no perímetro da sede da...

Veltroni quer reduzir <br>salários dos deputados

O líder do Partido Democrático, Walter Veltroni, considerou na semana passada que os deputados italianos ganham salários «excessivos», num país que tem remunerações abaixo da média europeia.Para além de propor uma redução dos vencimentos dos políticos, o programa eleitoral de Veltroni visa igualmente uma redução para 470...

Perpetuar a ocupação <br>partilhar o saque

A maioria do Parlamento Europeu assinalou da pior forma os 5 anos de brutal agressão, destruição e saque do Iraque por parte dos EUA e seus aliados, aprovando uma resolução sobre o «papel da União Europeia no Iraque» – com base num relatório apresentado pela deputada do PS, Ana Gomes – que advoga o crescente envolvimento...