MDM exige mudança na política da saúde

Pelo direito e respeito da mulher

O Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), na sequência da campanha «Pelo direito à saúde e à protecção da maternidade», alertou, sábado, para a existência de situações particularmente «graves e preocupantes» na área da saúde.
Entre os vários problemas, o movimento destaca, pela negativa, a «morte de crianças à porta de hospitais encerrados», «partos assistidos por bombeiros em ambulâncias» ou, mesmo, «crianças que nascem em Espanha por falta dos cuidados no seu próprio País».
O MDM lamenta ainda «o encerramento de serviços de urgência, centros de saúde em cidades e zonas periféricas, desertificadas, com populações envelhecidas e isoladas, afastadas por redes viárias obsoletas, e sem meios próprios de transporte».
A «precariedade dos serviços de urgência», o «condicionamento no receituário de medicamentos genéricos para doenças crónicas» e os «aumentos constantes das taxas moderadoras no Serviço Nacional da Saúde», completam o rol dos problemas que este e anteriores governos impõem aos portugueses.

O Ministro da Saúde declara «guerra» a Vendas Novas

Em declarações ao Jornal de Noticias, o Ministro da Saúde, Correia de Campos, fez, ao anunciar que o SAP de Vendas Novas é para encerrar, uma «declaração de guerra» à qualidade de vida da população daquele concelho. Esta decisão já foi contrariada pelo Tribunal Fiscal de Beja.
No passado dia 16, a Câmara de Vendas Novas, no quadro da análise sobre os impactos da localização do novo Aeroporto Internacional de Lisboa, na Margem Sul, e do atravessamento da AV/TGV, chamou a atenção de que, agora mais do que nunca, se justifica a construção de um Serviço de Urgência Básico (SUB) ou a manutenção e requalificação do SAP/Urgências. «Esta reivindicação ganha ainda mais expressão pela proximidade (25 quilómetros) ao novo aeroporto assim como à Plataforma Logística do Poceirão-Marateca», acentua, em comunicado, a autarquia.


Mais artigos de: Nacional

«Um Projecto Associativo em Movimento»

A Confederação Nacional da Agricultura vai realizar a 8 de Março, em Coimbra, uma Conferência Nacional sob o lema «Trinta anos da CNA. Um Projecto Associativo em Movimento».

Universidade de Lisboa em risco!

A Coordenadora da Direcção da Organização do Ensino Superior de Lisboa da JCP não está de acordo com a implementação do novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior que, a ser aprovado, irá reestruturar a Universidade de Lisboa, deixando de haver as oito faculdades e o Instituto de Ciências Sociais para...

Movimento «Alternativo» vai continuar

A Comissão Directiva da Candidatura «Alternativa» a Bastonário da Ordem dos Médicos considerou, em nota de imprensa, que nas eleições de 12 de Dezembro «alcançou um importante marco na história da Ordem».«A Candidatura “Alternativa” marcou as eleições por uma postura séria, um trabalho profundo, orientado exclusivamente...