90 anos da Revolução de Outubro

Socialismo: exigência da actualidade

O PCP está a assinalar os 90 anos da Revolução de Outubro em numerosas iniciativas por todo o País. Entre elas, destaca-se a sessão pública evocativa do «assalto dos céus» do proletariado russo que, guiado pelo Partido de Lénine, criou o primeiro Estado socialista do mundo e abriu as portas à luta emancipadora dos trabalhadores à escala mundial. Neste suplemento publicamos integralmente a intervenção do secretário-geral do Partido nessa sessão, realizada numa transbordante Casa do Alentejo.
Na véspera, foi inaugurada, em Almada, uma exposição evocativa da Revolução de Outubro, que também tratamos nestas páginas. No dia 7, na sede nacional do Partido, realizou-se um almoço que envolveu dezenas de funcionários e colaboradores da estrutura central do Partido.
São ainda realçadas, entre outras, duas iniciativas realizadas no sábado: um almoço na Quinta da Atalaia, promovido pelo Sector do Património, e a apresentação do livro de Álvaro Cunhal «O Estado – Questão central de cada Revolução».


Mais artigos de: Em Foco

Uma nova época na história da Humanidade

Uma exposição evocativa da Revolução de Outubro esteve patente em Almada, entre 6 e 10 de Novembro. Tratava-se da mesma que ocupou o Pavilhão Central da Festa do Avante!, mas a sua instalação no átrio da centenária Academia Almadense, no coração da zona histórica da cidade, conferia-lhe uma grandiosidade que não deixou indiferentes as centenas de pessoas que a visitaram. A inauguração ocorreu no final da tarde do dia 6 e contou com a presença de Margarida Botelho, da Comissão Política. Por todo o País, em vários locais, estiveram patentes reproduções mais reduzidas da mostra. Os textos destas páginas são excertos dessa exposição.

«Estivemos e estamos do lado certo da barricada»

No dia 7 de Novembro, largas dezenas de funcionários e colaboradores da estrutura central do Partido participaram no almoço comemorativo da Revolução de Outubro na sede nacional do PCP. Na ocasião, tomou da palavra Maria da Piedade Morgadinho, da Comissão Central de Controlo, cuja intervenção transcrevemos na íntegra.

Com Outubro, rasgar os caminhos do futuro

Estimados camaradas e amigos, celebramos o nonagésimo aniversário da Revolução de Outubro!Não subestimando a luta milenária do ser humano contra a opressão e a exploração, desde a revolta dos escravos de Roma, dos servos contra os senhores feudais, das insurreições operárias do século XIX até a Comuna de Paris, que...