Queixa-crime contra Câmara de Viana do Castelo

A Organização Regional de Viana do Castelo do PCP vai apresentar uma queixa-crime contra a Câmara Municipal local por esta retirar cartazes e pendões da Festa do Avante!. «O PCP não só exige a reposição dos materiais retirados como agirá perante os tribunais para que a lei seja respeitada e o direito constitucional à livre propaganda exercido», afirmou em comunicado, na semana passada.
«Alguns dias antes das Festas d'Agonia, a câmara mandou os seus funcionários retirar o nosso material de propaganda, mas nós voltámos a colocá-lo, tendo novamente sido retirado na noite de quarta-feira. Perante esta atitude prepotente e ilegal, a solução que nos resta é recorrer para os tribunais», afirmou Fernando Almeida, dirigente comunista.
A lei das autarquias define que a afixação de cartazes não carece de autorização nem de comunicação às autoridades administrativas e que a actividade de propaganda política-partidária pode ser desenvolvida livremente fora ou dentro dos períodos de campanha. A legislação refere ainda que, se a afixação de propaganda for ilegal, os órgãos executivos autárquicos não podem remover matéria de propaganda sem primeiro notificar e ouvir as forças partidárias.


Mais artigos de: Festa do Avante!

A chama mais acesa (Duplicate)

«A luta é o caminho» será o lema da Cidade da Juventude nesta edição da Festa do Avante!. Mais do que uma palavra de ordem, esta é uma convicção profunda e uma forma de estar na vida dos jovens comunistas.

Discussão, reflexão e luta

Momento privilegiado da apresentação e divulgação das posições e propostas do PCP sobre as grandes questões que marcam a actualidade política nacional e internacional, a Festa do Avante! apresenta este ano, a par do que tem acontecido nas 30 edições anteriores, cerca de 50 debates, que ocorrerão um pouco por todo o espaço da Atalaia. No Pavilhão Central falar-se-à da política de direita do Governo PS, do futuro da União Europeia, dos direitos dos trabalhadores, dos 90 anos da Revolução de Outubro, das campanhas de branqueamento e reabilitação do fascismo, dos direitos das mulheres, da imigração, entre outros.

A chama mais acesa

«A luta é o caminho» será o lema da Cidade da Juventude nesta edição da Festa do Avante!. Mais do que uma palavra de ordem, esta é uma convicção profunda e uma forma de estar na vida dos jovens comunistas.

«Adriano Correia de Oliveira <br>– onde eu estiver quero ser eu»

Associado à homenagem que será prestada a Adriano Correia de Oliveira, vai estar à venda, na Festa do Avante!, um documentário, em formato de DVD, intitulado «Adriano Correia de Oliveira – onde eu estiver quero ser eu». 25 anos depois da sua morte, este trabalho, segundo o DEP do PCP, pretende «testemunhar pela voz de...

Atitude antidemocrática na Covilhã

Pela segunda vez em 15 dias, a Câmara da Covilhã mandou «arrancar» os pendões de divulgação da Festa do Avante!.«Trata-se de um acto ilícito, em que o Executivo municipal reiteradamente insiste, com toda a evidente má consciência de que está a violar as leis da República – se assim não fosse interviria no terreno da...