Em que escolas há «banda larga»?

«Quais são exactamente as escolas onde não se verifica o acesso à Internet com a largura de banda que foi contratada e anunciada pelo Ministério da Educação?», perguntaram ao Ministério da Educação os deputados do PCP Miguel Tiago e João Oliveira, num requerimento parlamentar, apresentado na quinta-feira.
Na Escola EBI 1-2-3 de Mões, do concelho de Castro Daire, a largura de banda contratada não tem vindo a ser respeitada. Segundo o testemunho de um professor da instituição citado pelos deputado, «sempre que alguém pretende “entrar” na Internet, a lentidão prejudica e muito essa acção. As velocidades diárias rondam os 100 Kbps e na maioria do tempo chegam ainda a ser inferiores.»
«É falsa a afirmação tão propalada de que todas as escolas têm uma ligação de banda larga de 1Gbps. Os resultados são evidentes, ao nível do funcionamento das aulas e do seu resultado para o próprio cumprimento dos conteúdos programáticos. Desde o início da vigência dos programas das salas TIC que este problema se verifica, sendo que as entidades competentes têm vindo a ser alertadas, sem êxito», afirmam os deputados.
Os eleitos referem que «estes factos vêm colocar a questão do serviço contratado, pago e (não) prestado ao Estado Português, que contratou (e anunciou abundantemente) um serviço de Internet de banda larga que simplesmente não esta a receber em diversos casos».


Mais artigos de: Juventude

Música e arte para festejar 25 de Abril

Convívio, música e uma exposição de fotografia fizeram parte das comemorações do 25 de Abril, organizadas pela JCP em Viana do Castelo, este fim-de-semana.

Com a bola nos pés

As eliminatórias concelhias e regionais do Torneio Agit de Futsal, organizado pela JCP, estão a decorrer em todo o País. No sábado, em Viana do Castelo, o campo «Capitães de Abril» foi palco da primeira fase do torneio regional. A equipa «Street Team» saiu vencedora, derrotando as equipas «Mazarefes F.C.» e «Frente...

Festa em Tavira

As bandas «Arise» e «Uzananas» actuaram na festa dos 33.º aniversário do 25 de Abril, em Tavira, no sábado à noite. O « Somliquido» (Antigo Armazém do Sal) serviu de palco à iniciativa, que contou ainda com os DJs Saintz, Nelbon e Dhanny. A festa foi organizada pela JCP.

Obras para quando?

A Escola Básica 2, 3 Luísa Todi, em Setúbal, foi o tema de um requerimento apresentado pelos deputados do PCP Miguel Tiago e Francisco Lopes no Parlamento, na semana passada.No documento, os eleitos comunistas perguntam ao Ministério da Educação se, além do início da obra previsto para o ano de 2007, está prevista alguma...