Cães perigosos

Apostar na prevenção

O Grupo Parlamentar do PCP chamou a atenção para a necessidade de uma «fiscalização mais consistente» que permita obter efeitos dissuasores e preventivos no capítulo da legislação sobre a posse de animais potencialmente perigosos.
Esta posição foi assumida pelo deputado comunista Miguel Tiago, em debate realizado na passada semana em torno de projectos de lei do PS e CDS/PP orientados no sentido de estabelecer regras mais apertadas para os proprietários de animais perigosos ou potencialmente perigosos.
O aperfeiçoamento e ajuste da legislação vigente preconizado nos dois diplomas mereceu, em termos globais, a concordância da bancada do PCP, consenso este que se generalizou às diferentes bancadas parlamentares.
Levantadas por Miguel Tiago não deixaram de ser, contudo, algumas dúvidas, nomeadamente no plano da exequibilidade de certas medidas, sendo ainda defendida, por outro lado, a necessidade de garantir em regulamentação futura uma clarificação das situações abrangidas por «distúrbios mentais e psicológicos», defendidas por PS e CDS/PP nos articulados dos seus diplomas.
O parlamentar comunista expressou ainda o empenho da sua bancada no combate às práticas violentas com recurso a animais perigosos, «que os despreza na sua qualidade de seres vivos, que os utiliza como armas contra pessoas e que os utiliza como instrumento de poder e afirmação social».


Mais artigos de: Assembleia da República

Tolerância com as ilegalidades

O PCP quer ver superados os atrasos na resposta da Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) aos pedidos de intervenção para que actue nas situações de violação à Lei. Um projecto de resolução nesse sentido, em debate faz amanhã oito dias, vai hoje a votos no Parlamento.

PS deixa tudo na mesma

O PS chumbou, faz hoje uma semana, um diploma do PSD destinado a criar o crime de enriquecimento ilícito.

Por uma justa comparticipação

As pessoas que sofrem de artrite reumatóide, uma doença reumática, crónica e incapacitante, não beneficiam da comparticipação nos medicamentos a 100 por cento a exemplo do que acontece com outras doenças igualmente graves como a paramiloidose, o lúpus ou a hemofilia.Esta é uma situação injustificada e discriminatória que...

Governo deve esclarecimentos

O Grupo Parlamentar do PCP instou o Governo a esclarecer alguns aspectos que considera fundamentais sobre o novo hospital a construir no concelho do seixal. Há que saber, nomeadamente, qual a tipologia daquela unidade hospistalar, exigem os deputados comunistas Francisco Lopes e Bruno Dias, tendo em conta «o calendário...

Pressão visa despedimentos

Na «Yazaki Saltano» continua a assistir-se a uma inadmissível forma de pressão sobre os trabalhadores no sentido de os levar a um acordo de rescisão que na prática mais não é do que um despedimento encapotado.Essa é a conclusão a tirar face às estranhas diligências dos responsáveis da empresa solicitando, paradoxalmente,...