Congresso da Fenprof

Começa hoje e prolonga-se até sábado, na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, o 9.º Congresso da Federação Nacional dos Professores, no qual participam 650 delegados dos sete sindicatos da Fenprof.
A sessão de abertura está marcada para as 14 horas, seguindo-se a apresentação e debate sobre o relatório de actividades do triénio 2004-2007. Nessa tarde, termina o prazo para apresentação de propostas de alteração dos estatutos.
Na sexta-feira, será debatida a proposta, única, do secretariado cessante, sobre o Plano de Acção para o triénio 2007-2010. Ao meio-dia terminará o prazo para entrega das listas candidatas ao Conselho Nacional e ao Conselho de Jurisdição cuja eleição terá lugar nessa tarde, bem como as propostas de resolução sobre acção reivindicativa. Os resultados serão divulgados no fim dos trabalhos deste dia.
No sábado será votada na globalidade a resolução sobre acção reivindicativa e outras moções que sejam apresentadas durante os trabalhos. A sessão de encerramento está marcada para as 13 horas.
Mário Nogueira, coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) e membro do secretariado da Fenprof é candidato ao cargo de secretário-geral pela candidatura que tem o apoio das direcções sindicais do SPRC, do Sindicato dos Professores da Zona Sul, do Sindicato dos Professores da Madeira e do Sindicato dos Professores da Região dos Açores, além de inúmeros professores e educadores das outras estruturas que apoiam e integram esta candidatura.
A outra lista propõe Manuela Mendonça, dirigente do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) e também membro do secretariado da federação. Conta com o apoio da direcção do SPN e do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL).


Mais artigos de: Trabalhadores

Greve geral a 30 de Maio

Sob vibrantes aplausos, o Plenário de Sindicatos da CGTP-IN reagiu ontem de manhã à proposta do Conselho Nacional da central, para que a jornada de luta de 30 de Maio assuma a forma de greve geral.A proposta foi apresentada, na sessão de abertura, por Manuel Carvalho da Silva, no seguimento das reuniões da Comissão...

Todos em greve

Para a importante jornada de 30 de Maio, com expressão de greve em todos os sectores, a CGTP-IN parte com «força e confiança para elevar a dimensão da nossa luta e a certeza de com ela levarmos por diante os nossos objectivos reivindicativos».

Resultados positivos na <em>Galp</em>

«A luta premiou os trabalhadores», congratulou-se a Fequimetal/CGTP-IN, ao divulgar o desfecho das negociações salariais no Grupo Galp. Os acordos, subscritos pela Federação Intersindical da Metalurgia, Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás, abrangem a actualização das remunerações e prevêem a atribuição de um prémio de...

Sindicatos impugnam<br>«serviços mínimos» na <em>Carris</em>

A Festru/CGTP-IN, o Sitra e a ASPTC, que subscreveram a convocação da greve na Carris, para a passada segunda-feira, decidiram suspender a luta, «retomando-a quando considerarem mais oportuno», e impugnar a decisão do Tribunal Arbitral que impunha uma definição «absolutamente inaceitável» dos serviços mínimos a cumprir...

Cresce a indignação

A «Caravana da Indignação» de dia 11, em Lisboa, terminou com uma vigília no Terreiro do Paço onde, no dia seguinte, um plenário reuniu mais de 1200 trabalhadores.