PCP exige meios de socorro marítimo

O PCP recebeu, no dia 5, uma delegação da Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca. A delegação do Partido era composta pelo secretário-geral, Jerónimo de Sousa, e por Agostinho Lopes, da Comissão Política.
À saída da reunião, em declarações à imprensa, Jerónimo de Sousa exigiu que o Governo assegure mais meios técnicos e humanos de socorro marítimo. Para o dirigente comunista, a fixação na redução do défice é responsável pela falta desses meios, que tem «consequências desastrosas», afirmou, referindo-se às recentes mortes de pescadores no mar.
O PCP, prosseguiu, considera justas as reivindicações dos representantes dos pescadores e exigiu ao Governo o preenchimento das graves lacunas existentes ao nível de meios técnicos e humanos de socorro. Estas lacunas, rematou, «aumentam a possibilidade de naufrágios». O secretário-geral do PCP garantiu à federação dos pescadores que o Partido levantará a questão na Assembleia da República e que quer ouvir o Governo acerca desta questão.
Frederico Pereira, da federação sindical, afirmou que a segurança marítima é, entre os vários problemas dos trabalhadores do sector, o mais sensível, por estarem em causa vidas humanas. A estrutura pediu encontros com todos os partidos, na sequência do seminário que decorreu em Março em Vila do Conde sobre este tema. Desse seminário saiu um documento com mais de uma dezena de reivindicações.


Mais artigos de: PCP

Um aniversário, muitos aniversariantes

Prosseguem as comemorações do 86.º aniversário do PCP. Por todo o País, em centenas de iniciativas, evoca-se o passado heróico do Partido e debate-se o seu futuro.

Defender a Universidade de Évora

O deputado do PCP João Oliveira, eleito pelo distrito de Évora, acompanhado por dirigentes locais do Partido, reuniu com diversas entidades no sentido de recolher informações e de transmitir as preocupações face às dificuldades que atravessa a Universidade de Évora e às suas perspectivas de futuro. Entre as entidades...

Reuniu a nova DORLEI

A Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP, eleita na Assembleia realizada no passado dia 24 de Março, reuniu no dia 3 de Abril. Na sua primeira reunião, a nova DORLEI elegeu os seus organismos executivos, ficando o secretariado composto por 5 membros, enquanto que o executivo conta com 14 elementos. Para além...

Vialonga debate imigração

A Comissão de Freguesia de Vialonga do PCP realizou no início do mês o seu segundo encontro sobre imigração. Na mesa do debate esteve o deputado e dirigente do PCP António Filipe e Henrique Mota, da Frente Anti-Racista. O debate girou em torno da Lei da Nacionalidade e do projecto de lei dos Estrangeiros, que mobilizou e...

Saúde menos acessível

A Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP considera que a decisão do Governo de encerrar os serviços de urgência em Monção, Valença, Arcos de Valdevez e Caminha, visa não apenas reduzir despesas, mas também permitir o aparecimento de serviços privados em sua substituição.O PCP não se opõe à...

Responsabilidades políticas

A situação a que se chegou na Universidade Independente é corolário de políticas que privilegiam o ensino privado, em detrimento do público, e em cuja execução o PS tem responsabilidades.