Violação da liberdade em Sintra

A Comissão Concelhia de Sintra denuncia, em comunicado de segunda-feira, duas situações de limitação do direito à liberdade política por parte das forças de segurança, nomeadamente da PSP. O primeiro caso denunciado refere-se a identificação por parte da polícia de militantes do PCP que colavam cartazes, no passado dia 15, onde se apelava à participação da população numa acção da CDU no Cacém. As forças da autoridade foram chamadas pelo próprio presidente da Junta de Freguesia.
No passado sábado, 24, a PSP apreendeu uma banca ao Partido, quando alguns militantes recolhiam assinaturas no âmbito da campanha pela defesa do Serviço Nacional de Saúde na Feira do Monte Abraão.
Segundo um responsável policial, esta acção resultou também de uma ordem expressa dada pelo presidente da Junta de Freguesia local. A banca, uma mesa de plástico com 70 centímetros, estava montada em cima do passeio, à entrada da feira, sem prejudicar o acesso ao espaço comercial, afirma o PCP. Os comunistas lamentam ainda a atitude da PSP, que dá, desta forma, cobertura a actos inconstitucionais de condicionamento da liberdade política dos cidadãos.


Mais artigos de: PCP

Elevar a luta em cada país à sua expressão máxima

O PCP denunciou, sexta-feira, a grave ofensiva contra o Estado, com as tentativas de o reconfigurar ao sabor dos interesses do grande capital, e reafirmou a necessidade de lutar, em cada país, em defesa dos serviços públicos.

Combater insegurança no trabalho

O desemprego e o trabalho precário, e consequente incerteza no futuro para milhares de trabalhadores, preocupa sobremaneira a VII Assembleia da Organização Regional de Leiria do PCP, que reuniu no sábado passado, em Leiria, com a presença do secretário-geral Jerónimo de Sousa.

Continuar a crescer junto dos trabalhadores

Realiza-se, no próximo domingo, em Alhos Vedros, a 7.ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP. Em conversa com o Avante!, José Paleta e José Caetano, dirigentes regionais do Partido, falaram da fase preparatória e do reforço da organização partidária.

A mais importante acção estudantil contra o fascismo

O 45.º aniversário da Crise Académica de 1962 foi assinalado pelo PCP numa sessão promovida na Faculdade de Letras de Lisboa, no sábado, com a participação de antigos dirigentes associativos e activistas comunistas.

Coragem contra a repressão

A histórica dirigente do PCP Sofia Ferreira participou, domingo, no Luso, numa iniciativa evocativa da prisão, naquele local, de Álvaro Cunhal, juntamente com ela própria e com Militão Ribeiro. Corria o ano de 1949.

Não à reabilitação do militar fascista

A Comissão Concelhia de Coruche do PCP acusa o director de O Jornal de Coruche, Abel Matos Santos, de estar a branquear a figura do Major Luís Alberto Oliveira e de defender a reposição da sua estátua do local de onde foi retirada, a seguir ao 25 de Abril de 1974, pela população do concelho. Os comunistas lembram que...

Península de Setúbal

Muito foi feito na Península de Setúbal no âmbito das comemorações dos 86 anos do Partido. No Barreiro realizaram-se três iniciativas, e na Moita quatro. No Seixal, o tradicional grande almoço da Quinta da Valenciana, que o Avante! noticiou, marcou as comemorações, enquanto Almada optou por iniciativas nas várias...