S. Vivente do Pigeiro

Defender e valorizar o património

Numa atitude de profundo desrespeito pelo património e pela história, o presidente da Junta de Freguesia de S. Vivente do Pigeiro prepara-se para fazer desaparecer o Lavadouro Público da Vendinha, mais conhecido por «Os Tanques».
Este equipamento social oferecido aos habitantes, há mais de 50 anos, por Inácio de Vale de Ferreiros, constitui uma referência da vida comunitária que deve ser preservada e protegida.
«O argumento de que a sua utilização é agora mais esporádica não deve servir como fundamento para mais um passo no apagamento da memória colectiva e da descaracterização da Vendinha», afirma a CDU, sublinhando que o presidente da Junta «não pode decidir da existência de pedaços de memória e cultura como se do seu quintal se tratasse».
Para os eleitos do PCP «a população deve ser chamada a participar na discussão sobre o futuro dos tanques públicos, mesmo que isso contrarie o estilo de gestão arrogante e prepotente do actual Executivo da Junta».


Mais artigos de: Nacional

Mais dinamismo nos transportes colectivos

A Junta Metropolitana de Lisboa, constituída por 18 municípios, decidiu enviar ao Governo um conjunto de sugestões para o funcionamento da Autoridade Metropolitana de Transportes.

Setúbal investe na cultura

A Câmara de Setúbal aprovou, na passada semana, um subsídio de 100 mil euros para a programação do Teatro de Animação de Setúbal e um apoio financeiro de 12 mil euros para a recuperação do edifício-sede do Coral Luísa Todi.