PC do Chile critica governo

O governo chileno continua a implementar no país o modelo neoliberal imposto a «sangue e fogo» pela ditadura de Pinochet e pelos EUA, denuncia Juan Andrés Lagos, dirigente do Partido Comunista do Chile (PCCh), num artigo divulgado a 16 de Fevereiro.
Segundo a Prensa Latina, Lagos afirma no seu artigo, intitulado «A queda de um mito», que os governos de Concertação desenvolvem «políticas que não resolvem» os graves problemas do país e persistem «na mesma linha» seguida durante a ditadura.
«Se fizermos uma análise rigorosa e objectiva, veremos que as divisões e as desigualdades sócio-económicas continuaram, persistem estruturalmente», escreve o dirigente comunista.
Fazendo o paralelo com a acção desenvolvida pelos governos de esquerda e progressistas latino-americanos que se distanciaram do neoliberalismo, e que «começam a mostrar substantivos avanços em matéria de políticas sociais», Lagos lamenta que «aqueles que tão encarniçadamente acusam esses governos de populistas» não dêem a cara no Chile e não assumam as suas responsabilidades pela incapacidade de garantir, de forma definitiva, a justiça social e melhores condições de vida.


Mais artigos de: Internacional

EUA e Israel travam paz na Palestina

Condoleezza Rice, Ehud Olmert e Mahmud Abbas conversaram em Jerusalém sobre o processo de paz israelo-palestiniano. A secretária de Estado dos EUA classificou o encontro de «informal» e colocou novas exigências aos palestinianos.

Bagdad e Al Anbar fora de controlo

A operação «Imposição da Lei», em marcha nas regiões de Bagdad e Al Anbar revela-se um fracasso para as tropas ocupantes, facto que nem o aumento de efectivos norte-americanos parece poder resolver.

Resistência sobe de tom

Pelo menos onze mortos e cerca de trinta feridos entre as forças ocupantes e colaboracionistas é o balanço provisório dos confrontos ocorridos durante o fim-de-semana no Afeganistão. As vítimas, oito soldados norte-americanos e três membros do exército de Cabul, pereceram na sequência de acções da resistência.Em Farah,...

Tribunal autoriza «acção de classe»

O tribunal federal de apelação de São Francisco decidiu, no início deste mês, que as queixas apresentadas por seis ex-funcionárias da Wal-Mart por discriminação salarial pode ser considerado um processo colectivo.O acórdão reconhece, desta forma, que às actuais queixas se podem juntar as de cerca de 1,5 milhões de...