Politécnico de Castelo Branco

Governo impede novas instalações

Notícias vindas a público recentemente referem que o Governo não avançou com o despacho necessário para a construção das novas instalações da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), apesar de 70 por cento do capital necessário provir de fundos comunitários.
O facto de o Governo não permitir a construção é, «no mínimo, escandaloso», considera a JCP, assinalando que simultaneamente se verifica o crescimento anual do valor das propinas, de taxas e emolumentos. «Aumentam os cortes orçamentais para o IPCB previstos no Orçamento de Estado para 2007 e diminui a qualidade do ensino superior», acrescenta.
«É a prova dos nove sobre as intenções deste Governo para o ensino superior público. A palavra de ordem do executivo é elitizar e privatizar, ao mesmo tempo que se beneficia o sistema privado», alerta.
A JCP considera que os 130 mil euros pagos pelo Estado todos os anos para o aluguer do espaço da Escola Superior de Saúde é «insustentável, tal como as condições de estudo nesse edifício».
«As políticas seguidas por este Governo têm sido de autêntica asfixia ao ensino superior público por esse país fora. Existe alternativa. Existe outro caminho. Apenas maior investimento trará qualidade», garante a organização.


Mais artigos de: Juventude

Bolsas da FCT estão atrasadas

Os atrasos na formalização das bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do pagamento dos subsídios mensais estão a prejudicar os bolseiros portugueses, alerta a Associação de Bolseiros de Investigação Cientifica.

Câmara de Sintra quer fechar <br>21 escolas básicas

Segundo uma proposta apresentada ao Conselho Municipal de Educação, a Câmara Municipal de Sintra prepara-se para encerrar 21 escolas do 1.º ciclo, ou seja, 20 por cento das 103 actualmente em funcionamento no concelho.

Votar «sim» é garantir a liberdade de escolha

«Votar “sim”, não é votar a favor do aborto. É acabar com um flagelo social, um problema de saúde pública. O aborto clandestino é uma realidade no nosso país», afirmou Cristiana Fernandes, membro do regional de Castelo Branco da «Juventude em Movimento pelo Sim», na apresentação da plataforma, na Escola Secundária Campos...

«Não, obrigada» destrói propaganda da JCP

Propaganda da JCP pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez foi sistematicamente destruída em Aveiro. A Comissão Nacional de Eleições já foi contactada.

Mural em Lisboa

Cerca de 20 militantes da JCP participaram na pintura de um mural no Bairro Alto, em Lisboa, na noite de sexta-feira, pela despenalização da IVG. Entretanto, amanhã realiza-se um jantar regional, com debate e karaoke, no centro de trabalho Vitória, em Lisboa, às 20 horas. No sábado, na Associação Cultural e Recreativa do...