Internet para 1 em cada 13 alunos
A escolas públicas dispõem de um computador com ligação à Internet para cada 13 estudantes, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação na segunda-feira. A mesma fonte revelou também que existe um computador para cada dez alunos nas escolas públicas.
Portugal tem uma das mais baixas taxas de utilização de computadores por escola, de acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado em Janeiro de 2006 e citado pela Agência Lusa. Os valores de utilização são inferiores a 40 por cento.
O estudo indica que, apesar de o acesso a computadores nas escolas ter aumentado nos países da OCDE, nalguns estabelecimentos de ensino as oportunidades de acesso dos alunos ainda eram bastante limitadas. Portugal está incluído neste grupo. Numa lista de 39 países, surge em 28.º lugar, com uma média inferior a um computador por aluno. Atrás do nosso país aparece a Eslováquia, a Polónia, a Letónia, a Tailândia, o Uruguai, a Indonésia, a Turquia, a Sérvia, a Rússia, o Brasil e a Tunísia.
No conjunto dos países da OCDE, em média três em cada quatro estudantes utilizam computadores em casa várias vezes por semana. No Canadá, na Islândia e na Suécia este número passa para nove em cada dez estudantes. Ao mesmo tempo, apenas 44 por cento dos alunos dos países da OCDE usa frequentemente computador na escola.
O relatório concluía que os estudantes que são utilizadores de computadores tendem a apresentar um melhor desempenho nos temas escolares fundamentais do que aqueles que têm uma experiência limitada ou falta de confiança nas suas capacidades para utilizar as funções básicas do computador.
Os alunos que utilizam computadores há vários anos revelam um desempenho a matemática superior à média, em contraste com aqueles que não têm acesso a computador ou que o utilizam há pouco tempo.
Portugal tem uma das mais baixas taxas de utilização de computadores por escola, de acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado em Janeiro de 2006 e citado pela Agência Lusa. Os valores de utilização são inferiores a 40 por cento.
O estudo indica que, apesar de o acesso a computadores nas escolas ter aumentado nos países da OCDE, nalguns estabelecimentos de ensino as oportunidades de acesso dos alunos ainda eram bastante limitadas. Portugal está incluído neste grupo. Numa lista de 39 países, surge em 28.º lugar, com uma média inferior a um computador por aluno. Atrás do nosso país aparece a Eslováquia, a Polónia, a Letónia, a Tailândia, o Uruguai, a Indonésia, a Turquia, a Sérvia, a Rússia, o Brasil e a Tunísia.
No conjunto dos países da OCDE, em média três em cada quatro estudantes utilizam computadores em casa várias vezes por semana. No Canadá, na Islândia e na Suécia este número passa para nove em cada dez estudantes. Ao mesmo tempo, apenas 44 por cento dos alunos dos países da OCDE usa frequentemente computador na escola.
O relatório concluía que os estudantes que são utilizadores de computadores tendem a apresentar um melhor desempenho nos temas escolares fundamentais do que aqueles que têm uma experiência limitada ou falta de confiança nas suas capacidades para utilizar as funções básicas do computador.
Os alunos que utilizam computadores há vários anos revelam um desempenho a matemática superior à média, em contraste com aqueles que não têm acesso a computador ou que o utilizam há pouco tempo.