Consequências a longo prazo

Fome impede desenvolvimento intelectual de 200 milhões de crianças

A fome e a desnutrição são a causa de um problema que se prolongará ao longo de gerações: a falta de desenvolvimento intelectual de 219 milhões de crianças.

As crianças terão um trabalho precário e alta fertilidade

Um estudo publicado na revista The Lancet revela que 219 milhões de crianças com menos de cinco anos não desenvolvem o seu potencial intelectual devido à fome e à desnutrição, publicadas pela pobreza.
O artigo – publicado na sexta-feira na revista médica britânica e citado pela agência Lusa – conclui que a fome, em particular nos primeiros anos de vida, afecta as capacidades cognitivas, motoras e sócio-emocionais.
A má alimentação e as consequentes doenças fazem com que a pobreza se prolongue ao longo de gerações nos países subdesenvolvidos, provocando a perda de conhecimento e da capacidade de trabalho.
A maioria das crianças atingidas por um fraco desenvolvimento cognitivo infantil, num total que ascende aos 89 milhões. Em África, 61 por cento das crianças não desenvolve as suas capacidades intelectuais. Países como a Índia, a China, o Bangladesh, a Etiópia, a Indonésia, o Paquistão, a República Democrática do Congo, Uganda e a Tanzânia contam com 145 milhões (66 por cento) dos 219 milhões de crianças com fraco desenvolvimento intelectual.

Factores

«As crianças afectadas provavelmente terão dificuldades na escola, e como consequência, um trabalho precário com baixo rendimento, alta fertilidade e possivelmente cuidarão mal dos seus filhos, contribuindo desta forma para a transmissão da pobreza entre as gerações», afirmou Sally Grantham-McGregor, uma das autoras do estudo.
Uma das principais causas para o fraco desenvolvimento cognitivo infantil apontadas pelos investigadores são a falta de ferro ou iodo, além da estimulação inadequada da inteligência, das emoções e da competência social na família. Outros factores de risco apontados são a depressão da mãe, a exposição ao chumbo ou arsénio e doenças infecciosas, como a malária e a sida.
Melhorar o desenvolvimento infantil «é um passo importante para erradicar a pobreza extrema, a crise de fome e assegurar que todas as crianças completem a escola primária, objectivos previstos no projecto Milénio da ONU», lê-se no estudo.
Existem 559 milhões de crianças menores de cinco anos nos países em desenvolvimento, das quais 156 milhões têm problemas de crescimento e 126 milhões vivem na absoluta pobreza. «Estas crianças estão destinadas não só a ter menos educação e um menor desenvolvimento cognitivo, mas também a serem menos produtivas», comentam os autores do artigo.


Mais artigos de: Juventude

Promessas de Mariano Gago são falaciosas

Na semana passada o ministro da Ciência e do Ensino Superior afirmou que as propinas não aumentariam até 2009. A JCP considera que a promessa é falsa e explica porquê.

ARCM em risco

A Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM) poderá ser desalojada da sua sede se se confirmarem as notícias da construção de um complexo hoteleiro e comercial na Fábrica de Moagem, em Faro.A Organização Regional do Algarve da JCP manifestou a sua preocupação e lembra que a associação «desenvolve um papel ímpar...

Encontro Regional do Algarve em Março

O 8.º Encontro Regional do Algarve da JCP realiza-se no próximo 10 de Março, em Faro. A decisão foi tomada pela Comissão da Organização Regional do Algarve, em Dezembro.A preparação do encontro já teve início, com a discussão do Projecto de Resolução Política. O objectivo é que o documento seja debatido em todos os...

JCP apoia jovens da KSM

A tentativa de ilegalização da União da Juventude Comunista da República Checa (KSM) por parte do governo de Praga esteve no centro de uma acção de contacto com a população do Porto, realizada recentemente pela JCP. Os militantes distribuíram panfletos no Baixa da cidade, abordando a situação vivida pelos jovens da KSM e...

Torneio de Futsal em Vila Velha de Ródão

A Organização Regional de Castelo Branco da JCP está a organizar um Torneio de Futsal em Vila Velha de Ródão. Esta iniciativa, sendo enquadrada na actividade da JCP, é norteada por valores de solidariedade, fraternidade, amizade e camaradagem.As inscrições terminam no dia 15 de Janeiro. Os interessados devem contactar a...

Parlamento discute fecho da Escola D. João de Castro

A petição contra o encerramento da Escola Secundária D. João de Castro, em Lisboa, foi discutida na sexta-feira pelo plenário da Assembleia da República, apesar de o estabelecimento de ensino ter sido fechado neste ano lectivo.Na sua intervenção no Parlamento, o deputado do PCP Miguel Tiago defendeu que é necessário...

Internet para 1 em cada 13 alunos

A escolas públicas dispõem de um computador com ligação à Internet para cada 13 estudantes, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação na segunda-feira. A mesma fonte revelou também que existe um computador para cada dez alunos nas escolas públicas.Portugal tem uma das mais baixas taxas de utilização de...