Cadaval

Pobres, os mais vulneráveis à doença

Uma equipa de profissionais de saúde mobilizou-se, no dia 27 de Junho, para medir a tensão arterial dos cidadãos de Cadaval, no Largo D. Nuno Álvares Pereira. Com esta iniciativa, o PCP pretendeu alertar para as carências existentes na área da Saúde e para as desastrosas consequências da política do Governo. Foi assim que, numa esplanada improvisada, mais de setenta utentes aproveitaram para medir a sua tensão.
Em seguida, uma delegação constituída por vários responsáveis do PCP, visitou o Centro de Saúde e reuniu com a sua directora, ficando a saber que a Direcção desconhece qualquer decisão relativa ao encerramento do SAP, embora admita a existência de factores que alertam nesse sentido. Em relação ao novo Centro de Saúde, para além do terreno e do projecto, não há informações sobre o início da obra.
Nesse mesmo dia, o PCP levou estas questões à Assembleia Municipal do Cadaval, encontrando-se a estudar uma possível intervenção ao nível da Assembleia da República.
Entretanto, num folheto distribuído à população, o PCP alertava para o facto de serem sempre os mais pobres os mais vulneráveis à doença e à morte prematura, sendo os que vivem em zonas mais isoladas, os que mais dificuldades têm no acesso aos cuidados básicos de saúde.
O Governo, prossegue, porém, uma política de destruição de serviços públicos e de sectores sociais decisivos para a vida dos portugueses, deixando ao abandono os hospitais públicos e cedendo aos interesses privados. Agravando todos os dias a situação financeira dos hospitais públicos, com o aumento das dívidas e a falta de recursos até para necessidades básicas, «transforma o Serviço Nacional de Saúde numa espécie de instituição em saldo, em que os privados levam tudo o que for lucrativo, com chorudas» e «a saúde dos portugueses é apenas um incómodo empecilho aos negócios e ao lucro dos interesses privados».
«Privatizar não é solução, o que é necessário é gerir com competência», termina o PCP que, depois de apresentar algumas reivindicações na área da Saúde para o concelho do Cadaval, diagnostica como causas da hipertensão: falta de dinheiro para uma alimentação equilibrada; falta de emprego com direitos e de saídas profissionais; listas de espera para operações; preço dos medicamentos; falta de assistência na velhice; falta de médicos e de outros profissionais da saúde; dificuldades na obtenção de consultas, o que obriga a ir de madrugada para o Centro de Saúde.


Mais artigos de: PCP

Conviver também é lutar!

Vila Nova de Cerveira foi o palco do 14º Passeio Anual das Mulheres CDU do Porto, que ocorreu no passado domingo e contou com a participação de Carlos Carvalhas.

Resolver problemas locais

A 1.ª Assembleia da Organização da Aldeia de Palheiros do PCP reuniu, no domingo passado, para analisar a situação política, económica e social da aldeia, propor soluções para os principais problemas das populações locais e definir linhas de trabalho para o reforço do Partido.A Assembleia, que teve a participação de...

Conhecer para intervir

Com a campanha «Mil localidades: participação e desenvolvimento», o PCP mantém-se atento aos diversos problemas que afectam as populações.

Escola sem acessos condignos

A Comissão Concelhia de Castelo de Paiva do PCP reuniu, no dia 18 de Junho, com a Comissão Executiva da E.B. 2/3 do Couto do Pejão, para analisar os problemas daquela comunidade escolar.Do encontro concluiu-se que a escola, pelas suas excelentes condições, garante aos seus 154 alunos um verdadeiro acesso à educação, ao...

Ameaça ao meio ambiente

A Comissão Concelhia de Vale de Cambra do PCP visitou o Estaleiro Municipal de Vale de Cambra, cuja situação ultrapassa «os limites do razoável».De facto, junto às suas instalações concentram-se sem cuidado recipientes com resíduos de vária ordem, que contaminam certamente toda a zona ambiental envolvente. Embora esta...

PCP visita freguesias

Por iniciativa da Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo, uma delegação do PCP, integrando Honório Novo, deputado à Assembleia da República, visitou, no dia 30 de Junho, duas freguesias do concelho de Viana do Castelo: Cardielos e Castelo de Neiva.Em Castelo de Neiva, a receber a delegação, encontravam-se...

Futuro incerto

Ainda no âmbito desta acção do PCP «Mil Localidades, Participação e Desenvolvimento», a deputada ao Parlamento Europeu Ilda Figueiredo encontrou-se, no dia 21 de Junho, com trabalhadoras despedidas da empresa C & J. CLARK, com vista a acompanhar a evolução da situação destas trabalhadoras, 5 meses após o encerramento da...

PCP reúne 26491 contra o desemprego

No âmbito da acção «Trabalho é direito fundamental, desemprego não é solução», a Organização Regional de Lisboa do PCP recolheu, nos últimos dois meses, 26491 assinaturas.

Suspensão de carreira prejudica utentes

A suspensão da carreira de transportes públicos das 09h00, que ligava a Freguesia dos Cedros no Faial à Cidade da Horta, levou o PCP a apresentar um requerimento na Assembleia Legislativa Regional dos Açores.A realidade é que a suspensão desta carreira é particularmente gravosa para os utentes das Freguesias de Cedros,...