Barreiro

Mais investimento

A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou por maioria o Orçamento da autarquia para 2007 e a descentralização de competências, que vai trazer mais responsabilidades às juntas de freguesia.

O Or­ça­mento pos­sível tendo em conta as di­fi­cul­dades fi­nan­ceiras

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2007, que já tinham sido aprovadas em reunião de Câmara, foram apresentadas, na passada semana, pelo presidente do município, Carlos Humberto. O documento teve os votos favoráveis da bancada da CDU, a abstenção do PSD e os votos contra de PS e BE.
«Este é o Orçamento possível tendo em conta as dificuldades financeiras. Definimos oito áreas de intervenção num projecto de cerca de 50 milhões de euros, mais dois do que o do ano anterior», explicou Carlos Humberto.
Segundo autarca comunista, a Câmara «enfrenta vários condicionalismos, como os compromissos assumidos pelo anterior executivo, o limite de endividamento à banca e o facto de as despesas serem maiores que as receitas». O eleito do PCP garantiu, no entanto, que este é um Orçamento «virado para o investimento».
O protocolo de descentralização de competências do município para as freguesias do concelho do Barreiro também foi aprovado por maioria, com os votos a favor da CDU, PSD e BE, e a abstenção do PS.

Re­novar a frota de au­to­carros

Os Serviços Municipalizados dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) renovaram a frota com dois novos autocarros, num investimento de 430 mil euros.
Os veículos entraram em circulação em Dezembro e pretendem «melhorar o serviço público que é prestado à população», adianta um comunicado da Câmara do Barreiro.
«Os novos veículos estão equipados com ar condicionado e melhores condições de acessibilidade para os utentes com dificuldades de locomoção devido ao piso rebaixado», refere o mesmo documento.
Os novos autocarros estão ainda equipados com um letreiro amarelo que é ajustável à intensidade de luz, com o objectivo de melhorar a visualização dos utilizadores para o exterior.
A motorização dos autocarros está de acordo com as normas Euro 3, tratando-se de motores «com preocupações ambientais e menores emissões de dióxido de carbono (CO2)».
O investimento de 430 mil euros teve uma comparticipação da Direcção-Geral de Transportes Terrestres e Fluviais, na ordem dos 364 mil euros.
A renovação da frota dos TCB não está ainda concluída, estando prevista a aquisição de novos veículos durante o ano de 2007, acrescentou a autarquia comunista.


Mais artigos de: Nacional

Aumentos acima da inflação

Fruto de uma política errada que o Governo teima em prosseguir, os aumentos de bens e produtos não param de acontecer em valores muito acima dos valores previstos para a inflação e das propostas de aumentos salariais.

«Em Movimento pelo Sim»

O caso de três mulheres condenadas por aborto e com pena suspensa, julgadas em Aveiro, vai servir para o «Movimento pelo Sim» sensibilizar a população na campanha do referendo de 11 de Fevereiro. O exemplo foi referido durante uma reunião realizada, na passada semana, em Aveiro pelos mandatários regionais do «Em Movimento pelo Sim», destinada a delinear o programa de acção para a campanha do referendo sobre o aborto.

Suspensão imediata da queima de resíduos

A Assembleia Metropolitana de Lisboa exigiu, recentemente, a suspensão imediata da queima experimental de resíduos industriais perigosos na cimenteira do Outão, na Arrábida, concelho de Setúbal.A moção, proposta pela CDU e aprovada por maioria pela Assembleia Metropolitana de Lisboa, exige que «o Governo se abstenha de...

Oposição contra Orçamento

A Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira aprovou, com os votos contra da oposição (CDU/BE e PSD/CDS-PP), o Orçamento para 2007.O Orçamento discutido em Dezembro apresenta um valor total de cerca de 67 milhões de euros, dos quais 39 milhões se destinam a despesas correntes e 28 milhões a despesas de capital.Os...

Almada exige prevenção

A Assembleia Municipal de Almada propôs anteontem ao Instituto da Água (INAG) a criação de um gabinete de monitorização das praias da Costa da Caparica, após o mar ter destruído parcialmente as dunas. A Assembleia Municipal sugere que o gabinete venha a integrar o INAG, sob a tutela do Ministério do Ambiente, e que...