Homenagem a Luchino Visconti

No ano do 1.º centenário de Luchino Visconti, o ABC Cine-Clube de Lisboa promoveu, durante todo o mês de Novembro, em parceria com A Voz do Operário e com o apoio técnico do Museu do Neo-Realismo, um ciclo de homenagem ao grande mestre, precursor e figura principal do neo-realismo italiano, e principal protagonista da superação estética dos paradigmas – de inspiração zavattiniana – mais emblemáticos da corrente cinematográfica nascida em Itália no imediato pós-guerra.
Exemplo matricial da tendência marxista do neo-realismo, Visconti aprofundou a componente realista no interior dessa corrente, através de um discurso político e socialmente comprometido. Militante comunista, apesar das suas origens aristocráticas, Visconti perfilhou a estética da contradição, não recusando a arte dita burguesa.


Mais artigos de: Nacional

Beja investe no desporto

O ano de 2007 será marcado, em Beja, com o arranque da construção da «Cidade Desportiva», um projecto de cinco milhões de euros que prevê a requalificação da principal zona de actividades desportivas e de lazer.

Contra a instalação <br>de mais superfícies comerciais

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha manifestaram-se contra a instalação na cidade de dois grandes centros comerciais: o Fórum Caldas, da FDO, junto ao Hotel Lisbonense, e o Caldas Shopping, da SONAE, por ampliação do Modelo.Sobre esta matéria, os comunistas esclarecem que «a determinação do...

Alternativas para Loures

A CDU de Loures considerou desajustadas as opções orçamentais da Câmara e propôs uma redistribuição que permita reforçar em 3,5 milhões de euros as verbas para centros de dia, escolas, desenvolvimento económico e espaços públicos.Numa conferência de imprensa para comentar as Grandes Opções do Plano (GOP) da Câmara para...