Quem ganha é a população!

Beja investe no desporto

O ano de 2007 será marcado, em Beja, com o arranque da construção da «Cidade Desportiva», um projecto de cinco milhões de euros que prevê a requalificação da principal zona de actividades desportivas e de lazer.

Novos equipamentos desportivos e de lazer

Integrado na segunda fase de execução do Parque Urbano de Beja, o projecto, que está previsto ficar concluído no final de 2008, foi apresentado, na passada semana, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Santos.
De acordo com o eleito do PCP, a «Cidade Desportiva» irá concentrar todos os equipamentos desportivos na principal zona de desporto e lazer de Beja, situada entre a rua António Sardinha e o actual Parque da Cidade.
O projecto visa «requalificar» aquela zona periférica da cidade, através da «construção de novos equipamentos desportivos e de lazer e da remodelação dos já existentes», acrescentou o autarca.
A primeira fase do projecto, a decorrer durante o próximo ano, contempla a ampliação da Ciclovia e a construção de um novo campo de futebol com relvado sintético, ao lado do complexo desportivo Fernando Mamede, que está equipado com um estádio de relvado natural.
Orçada em 800 mil euros, esta primeira fase será financiada através de verbas próprias da autarquia e comparticipada por fundos comunitários.
Já em 2008, na segunda fase do projecto, a autarquia prevê construir um Circuito de Manutenção Sénior, uma Pista de Radiomodelismo, pequenos Polidesportivos e um Pavilhão Gimnodesportivo no edifício da Piscina Municipal Coberta, que vai ser ampliada.
A construção de novas instalações para as associações desportivas e a substituição de todos os equipamentos desportivos do actual Circuito de Manutenção, situado na Mata Municipal, são outras das acções contempladas nessa segunda fase.
Nos terrenos sem construções previstas, acrescentou o autarca, deverão surgir zonas verdes com espaços de utilização polivalente, com vista à realização de actividades desportivas e culturais.
A requalificação de toda esta área prevê também construção de um lago de médias dimensões, com um espelho de água, uma cascata e um jardim de plantas aquáticas, e a plantação de 700 árvores, dois mil arbustos e 31 500 metros quadrados de relvado e prado.


Mais artigos de: Nacional

Contra a instalação <br>de mais superfícies comerciais

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha manifestaram-se contra a instalação na cidade de dois grandes centros comerciais: o Fórum Caldas, da FDO, junto ao Hotel Lisbonense, e o Caldas Shopping, da SONAE, por ampliação do Modelo.Sobre esta matéria, os comunistas esclarecem que «a determinação do...

Alternativas para Loures

A CDU de Loures considerou desajustadas as opções orçamentais da Câmara e propôs uma redistribuição que permita reforçar em 3,5 milhões de euros as verbas para centros de dia, escolas, desenvolvimento económico e espaços públicos.Numa conferência de imprensa para comentar as Grandes Opções do Plano (GOP) da Câmara para...

Homenagem a Luchino Visconti

No ano do 1.º centenário de Luchino Visconti, o ABC Cine-Clube de Lisboa promoveu, durante todo o mês de Novembro, em parceria com A Voz do Operário e com o apoio técnico do Museu do Neo-Realismo, um ciclo de homenagem ao grande mestre, precursor e figura principal do neo-realismo italiano, e principal protagonista da...