Pré-primária é «parente pobre» da educação
Metade dos países não têm estruturas destinadas à primeira infância, denunciou a UNESCO no seu último relatório, publicado na semana passada em Paris. Esta organização das Nações Unidas refere que a educação pré-primária continua a ser o «parente pobre» do ensino em várias regiões do mundo.
Na África sub-saariana apenas 12 por cento das crianças frequentam o jardim-de-infância. Nos Estados árabes este número sobe para 16 por cento. No grupo dos países em desenvolvimento, a América Latina e as Caraíbas são as regiões do mundo com mais crianças na pré-primária, com uma taxa de 62 por cento. A nível mundial, em 2004, 37 por cento das crianças frequentavam a escola.
Anualmente «morrem nos países em desenvolvimento mais de 10 milhões de crianças menores de cinco anos devido a doenças que podem ser evitadas», afirmou o responsável pelo relatório, Nicholas Burnett, que acrescentou que os programas para a infância – que combinam educação, nutrição, vacinação, saúde, higiene e protecção –«criam fundações sólidas e trazem frutos».
Anualmente «morrem nos países em desenvolvimento mais de 10 milhões de crianças menores de cinco anos devido a doenças que podem ser evitadas», afirmou o responsável pelo relatório, Nicholas Burnett, que acrescentou que os programas para a infância – que combinam educação, nutrição, vacinação, saúde, higiene e protecção –«criam fundações sólidas e trazem frutos».