Pré-primária é «parente pobre» da educação

Metade dos países não têm estruturas destinadas à primeira infância, denunciou a UNESCO no seu último relatório, publicado na semana passada em Paris. Esta organização das Nações Unidas refere que a educação pré-primária continua a ser o «parente pobre» do ensino em várias regiões do mundo.
Na África sub-saariana apenas 12 por cento das crianças frequentam o jardim-de-infância. Nos Estados árabes este número sobe para 16 por cento. No grupo dos países em desenvolvimento, a América Latina e as Caraíbas são as regiões do mundo com mais crianças na pré-primária, com uma taxa de 62 por cento. A nível mundial, em 2004, 37 por cento das crianças frequentavam a escola.
Anualmente «morrem nos países em desenvolvimento mais de 10 milhões de crianças menores de cinco anos devido a doenças que podem ser evitadas», afirmou o responsável pelo relatório, Nicholas Burnett, que acrescentou que os programas para a infância – que combinam educação, nutrição, vacinação, saúde, higiene e protecção –«criam fundações sólidas e trazem frutos».


Mais artigos de: Juventude

Luta e repressão na Cenatex

Os estudantes da escola de formação profissional Cenatex, em Guimarães, fecharam a instituição, em protesto contra a falta de condições. A direcção da escola optou pela intimidação.

Cientistas nas lonas

Os bolseiros de investigação científica concentram-se junto ao Parlamento, procurando alertar para a sua situação e exigir um investimento sério na ciência portuguesa.

Solidariedade com os jovens comunistas checos

A JCP prossegue a campanha de solidariedade com a União da Juventude Comunista da República Checa (KSM), ilegalizada no dia 12 de Outubro pelo governo de Praga, que usou como argumento o facto de a organização defender no seu programa a apropriação colectiva dos meios de produção em oposição à propriedade privada.

Mil protestam em Vila do Conde

Cerca de mil estudantes do ensino secundário de Vila do Conde manifestaram-se contra a introdução das aulas de substituição, na segunda-feira. O protesto juntou alunos das escolas secundárias Afonso Sanches e José Régio em frente à Câmara Municipal, no dia em que a ministra da Educação visitou a cidade para ratificar as...

Propostas para os jovens de Guimarães

«Ainda há muito por fazer» em Guimarães, considera a Organização Concelhia da JCP. Por isso elaborou um conjunto de propostas para políticas de juventude a aplicar pela Câmara Municipal, nomeadamente o apoio à criação de mais espaços ao serviço da arte e incentivo à criação artística de grupos formais e informais de expressão cultural.