Serviços de limpeza do Porto

CDU alerta para privatização

A CDU acusou, no sábado, a maioria PSD/PP à frente da Câmara do Porto de estar a «cozinhar» a privatização dos serviços de limpeza, com medidas que «pioram» o estado de limpeza das ruas do Porto».
Em comunicado distribuído aos órgãos de comunicação social, a CDU diz que desde a maioria absoluta de Rui Rio nas últimas eleições autárquicas, o lixo deixou de ser recolhido ao fim-de-semana, o que «faz com que se amontoe à beira dos contentores» na baixa, bairros e zonas residenciais. Por outro lado, os contentores não são lavados «com a mesma frequência», produzindo em muitos casos «cheiros nauseabundos e fazendo proliferar a bicharada».
«Deixou de se fazer a remoção de ervas das ruas, crescendo vegetação entre os paralelos e os passeios, mesmo em ruas movimentadas. As papeleiras danificadas não são substituídas, dando um ar de negligência e abandono, o que incentiva o vandalismo», diz a CDU.
Para os eleitos do PCP, os objectivos desta situação são «claros» e apontam para o facto de Rui Rio ter intenção de privatizar a limpeza na cidade, «procurando que a população, farta do actual estado de sujidade do Porto, aceite esta decisão».
A CDU diz também que, perante este cenário, vai promover uma campanha junto da população do Porto com o objectivo de «denunciar a linha política economicista e liberalizante que Rui Rio concretiza em relação aos serviços de limpeza da cidade e de esclarecer sobre os motivos que estão por detrás destas medidas».


Mais artigos de: Nacional

Por que razão continua encerrado <br>o Centro de Saúde de Fão?

A construção do Centro de Saúde de Fão está concluída há vários meses. No entanto, esta unidade de saúde, estranhamente, permanece encerrada. E tudo isto acontece, quando os seus utentes – população das freguesias de Fão, Fonte Boa e Rio Tinto, assim como os seus técnicos de saúde adstritos a esta nova infra-estrutura,...

«Um outro Portugal e um outro mundo são possíveis!»

Almada recebe, nos dias 13, 14 e 15 de Outubro, o Fórum Social Português. São três dias de conferências, oficinas, bancas, teatro e música que darão expressão à convicção de que o neoliberalismo, a guerra, a exploração e as discriminações não são inevitáveis.

Campanhas de escandalosa desinformação

O Movimento pela Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez denunciou mais uma campanha de desinformação, orquestrada pelos sectores mais conservadores. Desta vez foi um panfleto distribuído pela Diocese de Coimbra, onde é utilizada a fotografia de um bebé de uma das primeiras signatárias do movimento.

Milhares à espera de uma cirurgia

O número de doentes que aguardam por uma operação ascende, hoje, certamente, os 224 mil, segundo uma estimativa avançada recentemente pelo Observatório Português dos Sistemas de Saúde. Na ocasião, fez-se o balanço do Programa Especial de Combate às Listas de Espera em Cirurgia (PECLEC), lançado pelo anterior governo em...

Frente Anti-Racista <br>exige medidas e não propaganda

A Frente Anti-Racista (FAR), indignada com a realização de mais um protesto do PNR, quando se realizava a 11.ª Conferência Internacional Metropolis «Caminhos e Encruzilhadas: Migrações e Transformação dos Lugares», apelou, em nota de imprensa, a uma intervenção que ponha fim às permanentes e ofensivas concepções racistas...

Encontro de pessoas deficientes no sábado

O Encontro Regional do Sul da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) realiza-se no próximo sábado, no Instituto Politécnico de Beja. A manhã está reservada para a prática de actividades culturais, recreativas e desportivas, enquanto a tarde está destinada para um debate sobre o tema «Inclusão para...