Irlanda apoia Chipre

A presidente da Irlanda, Mary McAleese, defendeu esta semana em Nicósia a realização de nova ronda de conversações inter-cipriotas, sob os auspícios da ONU, para a reunificação de Chipre.
Segundo a agência de notícias CNA, as declarações de McAleese foram proferidas em conferência de imprensa conjunta com o presidente da República de Chipre, Tassos Papadopoulos, a 9 de Outubro, por ocasião da sua visita oficial a Nicósia.
O Norte de Chipre está sob ocupação turca desde 1974 e ostenta, desde 1983, o nome de República Turca do Norte de Chipre, apenas reconhecida pela Turquia.
A presidente irlandesa sublinhou que compreende bem o drama da separação da ilha, pois também a Irlanda está dividida desde 1920 e a sua parte Norte continua sob domínio britânico.


Mais artigos de: Europa

CMP exige libertação dos «cinco»

O Conselho Mundial da Paz exige a libertação imediata dos cinco patriotas cubanos presos nos EUA. A posição consta de um apelo divulgado segunda-feira em Atenas.

Direita avança na Bélgica

A menos de um ano das eleições legislativas, a extrema direita ganha terreno na Bélgica. Nas eleições locais realizadas no passado domingo, o partido flamengo Vlaams Belang (VB- Interesse Flamengo) registou avanços em quase todos os 308 conselhos municipais da Flandres.Apesar do VB não ter conseguido derrotar o Partido...

Dia de luta

A União Europeia (UE), os seus desígnios, os seus objectivos, são sempre motivo de reflexão e de acção para o nosso colectivo partidário. No Parlamento Europeu (PE), o PCP sempre manteve a coerência na acção e a defesa de princípios naquilo que entendia que devia ser a «Europa» e como o nosso País se deveria posicionar...