As «dores do parto» de um novo Médio Oriente

Anabela Fino
«Não vejo qualquer interesse na diplomacia se for para voltar ao status quo anterior entre Israel e o Líbano. Penso que isso seria um erro. O que nós estamos a presenciar, de certa forma, é um começo, são as dores do parto de um novo Médio Oriente, e seja o que for que façamos, devemos estar certos de que avançamos para o novo Médio Oriente e que não voltaremos ao antigo».

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Internacional

Massacre em Canaã

As bombas atingiram Canaã cerca da uma da madrugada de 31 de Julho. Sessenta pessoas, 34 das quais crianças, morreram. «Não vamos parar», diz Israel.

A Nação Palestina Ameaçada

José Saramago, em carta enviada aos principais jornais internacionais a 19 de Julho, denuncia as graves ameaças que impendem sobre a nação palestina.

MPPM apela à paz no Médio Oriente

Uma centena de personalidades portuguesas de diferentes quadrantes da vida política, económica e social, promotoras do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), divulgaram a 21 de Julho um abaixo-assinado apelando ao termo da violência e do desastre humanitário no Médio Oriente.

Chávez sem rival

Estamos a cinco meses das próximas eleições presidenciais e Hugo Chávez não só continua à frente de todas as sondagens como não se vê no horizonte nenhum rival digno de consideração. Isto tem um lado muito bom e outro menos bom, como veremos.