Contra os exames, pela avaliação contínua
A JCP considera que a repetição dos exames nacionais de Física e de Química discrimina os milhares de estudantes que tiveram notas baixas noutras disciplinas, também com programas introduzidos recentemente.
«Esta situação vem confirmar a incompetência do Ministério da Educação e mostra que a alteração sucessiva dos programas curriculares não contribuem para o bom funcionamento do sistema de ensino. As notas baixas obtidas na primeira fase provam que os exames não servem para nivelar, mas apenas para barrar o acesso à educação aos que têm menos condições económicas», afirma a Coordenadora Nacional do Ensino Secundário da JCP.
Os jovens comunistas defendem que um exame não mostra o desempenho do aluno, propondo a aplicação da avaliação contínua como método justo para analisar a sua evolução ao longo do ano. «O abandono escolar tem de ser analisado como consequência do sistema de avaliação», alerta a JCP.
«Esta situação vem confirmar a incompetência do Ministério da Educação e mostra que a alteração sucessiva dos programas curriculares não contribuem para o bom funcionamento do sistema de ensino. As notas baixas obtidas na primeira fase provam que os exames não servem para nivelar, mas apenas para barrar o acesso à educação aos que têm menos condições económicas», afirma a Coordenadora Nacional do Ensino Secundário da JCP.
Os jovens comunistas defendem que um exame não mostra o desempenho do aluno, propondo a aplicação da avaliação contínua como método justo para analisar a sua evolução ao longo do ano. «O abandono escolar tem de ser analisado como consequência do sistema de avaliação», alerta a JCP.