«Improvável» governos desconhecerem voos da CIA

O Parlamento Europeu considera improvável que alguns governos desconhecessem a utilização pela CIA de países europeus para o transporte e detenção ilegal de prisioneiros, segundo um relatório aprovado na segunda-feira pela comissão temporária formada para investigar o caso.
O relatório, aprovado na segunda-feira, considera pouco plausível que certos governos europeus desconhecessem as denominadas «detenções extraordinárias» da CIA e lamenta o facto de os serviços secretos norte-americanos terem sido claramente responsáveis pela detenção e transporte ilegal de alegados terroristas em território de Estados-membros. O documento aconselha prosseguir as averiguações e reclama mais respostas por parte dos governos.
Dados recolhidos pela comissão revelam que a CIA levou a cabo na Europa entre 30 e 50 detenções ilegais de suspeitos de terrorismo desde Setembro de 2001 e que cerca de 800 dos seus voos passaram pela UE.
No mesmo dia, o juiz espanhol da Audiência Nacional Ismael Moreno afirmou estar disposto a investigar as escalas no aeroporto de Palma de Maiorca de aviões da CIA com prisioneiros para serem torturados.
Estas declarações vão contra o critério do promotor da Audiência Nacional Vicente González-Mota, que na semana passada defendeu que a competência cabe a um julgado de instrução de Maiorca e pediu o retorno do processo a Antonio Garcías, juiz da comarca da ilha.


Mais artigos de: Europa

NATO abandona Ucrânia

O último grupo de militares norte-americanos, inseridos num contingente da NATO, abandonaram Feodosia, na Ucrânia na segunda-feira, devido às concentrações de protesto dos populares. Os manifestantes decidiram continuar mobilizados na zona do porto até que o Parlamento tome uma decisão sobre a presença de tropas...

Eurodeputados reúnem-se com população

Os eurodeputados comunistas Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro visitaram empresas e encontraram-se com populações e agricultores para assinalas o 20.º aniversário da adesão de Portugal à UE.

Leilão de prostitutas em aeroportos britânicos

Jovens estrangeiras compradas para a prostituição são vendidas em leilão nos aeroportos britânicos, revelou um representante do Ministério Público britânico, o Crown Prosecution Service, na semana passada.«A criminalidade nos aeroportos está em alta constante e chegam a ser organizados “leilões de escravas” em zonas dos...

Afinal, para que servem?

O sector das pescas realizou uma grande jornada de luta, no dia 31 de Maio, Dia Nacional do Pescador, com a total adesão de pescadores e armadores. Esta jornada surge na sequência dos sucessivos alertas e reivindicações das organizações do sector junto dos sucessivos governos – PSD/CDS-PP e PS –, chamando à atenção para...