Nepal

Milhares pela democracia

Mais de 200 mil nepaleses juntaram-se nas ruas de Katmandu para apoiarem o processo de democratização e rejeitarem o regresso da monarquia que subjugou os cerca de 26 milhões de habitantes do país.
Na capital, os manifestantes exigiram o estabelecimento de um regime republicano e manifestaram-se a favor das propostas do Partido Comunista do Nepal e dos guerrilheiros que combateram o rei Gyanendra nos últimos anos.
Depois do novo governo do Nepal ter assumido o controlo das forças repressivas, ter criado impostos sobre a propriedade do soberano, e ter eliminado o poder de sucessão e veto do monarca, a maioria dos participantes no protesto reiterou a necessidade da realização de uma assembleia constituinte como única forma de expulsar o absolutismo e a burguesia que beneficiou com a ditadura.
Dias antes, durante um encontro de quadros do PC do Nepal, o secretário-geral do partido, Madhav Kumar, afirmou que «a assembleia constituinte decidirá sobre o futuro da monarquia», mas deixou o alerta: «caso o rei tente voltar à acção, o povo abolirá a monarquia imediatamente».
Kumar saudou ainda a guerrilha e instou os camaradas a cumprirem o código de conduta estabelecido recentemente com o executivo.


Mais artigos de: Internacional

Massacres sucedem-se no Iraque

A comissão de inquérito concluiu que os EUA são responsáveis pelo massacre de 24 civis em Haditha. No terreno, sucedem-se as denúncias de extermínios de iraquianos.

A terra a quem trabalha

O presidente da Bolívia afirmou, domingo, não se intimidar perante os agrários e industriais a respeito das nacionalizações e reformas da propriedade em curso no país.

Substância anulou terapia

As conclusões da comissão de inquérito sobre a morte do ex-presidente da Jugoslávia nos calabouços do Tribunal Penal Internacional, a 11 de Março, em Haia, na Holanda, indicam que no sangue de Milosevic se encontrava uma substância que anula o efeito do tratamento para a hipertensão a que vinha sendo submetido. Trata-se...

Estudantes voltam à greve

Milhares de estudantes chilenos do ensino secundário voltaram à greve, segunda e terça-feira, em protesto contra a manutenção de uma lei aprovada durante a ditadura militar que dá às instituições privadas o papel central no sistema de ensino e remete o Estado a mero financiador do sistema. A LOCE foi aprovada no último...

Vietname na OMC

Após 11 anos de negociações, o Vietname e os EUA ultrapassaram as últimas diferenças que impediam a nação asiática de entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC).O acordo assinado a semana passada na cidade de Ho Chi Min cumpriu o prazo estabelecido pelo governo vietnamita, isto é, foi concluído antes da reunião do...

Carta de Direitos

A 23 de Maio, os trabalhadores domésticos da cidade de Nova Iorque e seus apoiantes rumaram de autocarro até Albany, a capital do estado, no primeiro Dia de Defesa dos Trabalhadores Domésticos, organizado pela União de Trabalhadores Domésticos (DWU, na sigla inglesa). A DWU estima que cerca de 200 000 pessoas trabalham...