8.º Congresso da JCP no sábado e domingo, em Gaia

Transformar o Sonho em Vida

O 8.º Congresso da JCP realiza-se este fim-de-semana no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia. O lema «Transformar o Sonho em Vida» vai nortear os trabalhos dos mais de 800 delegados que irão participar, eleitos de Norte a Sul do País, incluindo Açores e Madeira.
Cerca de 20 delegações estrangeiras estarão presentes no congresso, depois de participarem num Seminário Internacional sobre «A luta da juventude pela liberdade e defesa dos direitos democráticos», amanhã, no Seixal.
A festa está garantida na noite de sábado. Às 22h, os delegados desfilam pelas ruas da cidade até ao Cais de Gaia, onde tem lugar um concerto com as bandas Dealema e Yellow-W-Van tendo como convidados Rui Reininho (membro dos GNR) e Marta Réne (vocalista dos Sloppy Joe).
Na tarde de domingo, às 14h, actua o Coral da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, numa comemoração do centenário do nascimento do compositor e músico comunista Fernando Lopes Graça.
O Congresso inicia-se às 10h de sábado e termina no domingo, às 18h. O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, intervém às 17h, antes do encerramento.

Delegações estrangeiras no Congresso

Diversas delegações internacionais já confirmaram a sua presença no Congresso, entre elas a Federação Juvenil Comunista (Argentina), a Juventude do PAICV (Cabo Verde), a Juventude do Movimento V República (Venezuela), a Juventude Comunista da Venezuela, a Juventude Farabundo Marti de Libertação Nacional (El Salvador), a Juventude da Alemanha Livre, a Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola, a União da Juventude Democrática Albouri Ndiaye (Senegal), Labour Youth (Turquia), o Colectivo de Jovens Comunista (Espanha), a União de Jovens Comunistas de Espanha, a Federação Juvenil Comunista de Itália, a Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), a União de Juventude Socialista (Brasil), o Colectivo de Jovens Comunistas da Catalunha, a União de Juventude Comunista (República Checa), a União da Juventude Socialista (Roménia), a Juventude Comunista da Grécia e a Federação Democrática de Juventude da Índia.



Mais artigos de: Juventude

«A militância é a nossa força»

O 8.º Congresso da JCP foi marcado duas semanas antes da Festa do Avante!, numa reunião da Direcção Nacional, depois de uma jornada de trabalho na Quinta da Atalaia. Vasco Cardoso, Débora Santos e Valter Ferreira, dirigentes da organização, antecipam o congresso do fim-de-semana e falam sobre a organização.

A importância de ser comunista

«Ser militante da JCP é estar na luta por um objectivo comum, transformar a sociedade. Ajuda-nos a crescer enquanto pessoas. Estarmos a dar um contributo para uma causa comum é muito importante para a nossa construção enquanto seres humanos», afirma Valter Ferreira, membro da Direcção Nacional da JCP.Débora Santos,...

Pela liberdade e pelos direitos democráticos

«A luta da juventude pela liberdade e defesa dos direitos democráticos» é o tema do seminário internacional que tem lugar amanhã, no Fórum Cultural do Seixal. A iniciativa é organizada pela JCP, no âmbito do seu 8.º Congresso, e conta com a participação de 20 organizações internacionais e de várias associações juvenis da região de Setúbal.

Direcção Nacional da JCP reunida em Lisboa

A Direcção Nacional da JCP reuniu-se no fim-de-semana, em Lisboa. Os participantes aprovaram diversos documentos a apresentar ao congresso: a proposta de resolução política, a proposta de alteração aos princípios orgânicos e a proposta de composição da nova Direcção Nacional. Foram ainda aprovadas as propostas de...

Como chegar ao Congresso

Para quem vem do Norte1- Seguir em direcção ao Porto;2- Sair em Porto Oeste – Sul;3- Sair em Gaia, Santo Ovídio. Chegando a Vila Nova de Gaia, seguir pela Avenida da República cerca de um quilómetro;4- Virar à direita para a Avenida Vasco da Gama (N222);5- Virar à esquerda para a Rua Almeida Garrett.Para quem vem do...