Informação Política

Em defesa da liberdade de expressão

Um conjunto de dezenas de personalidades, intelectuais, autarcas, dirigentes associativos, sindicalistas, activistas de movimentos sociais, militares de Abril, do Porto, estão a promover um abaixo-assinado contra um Regulamento Municipal sobre Informação Política.

Hipocrisia política de quem se pretende identificar com os ideias do 25 de Abril

A maioria PSD/CDS-PP, que dirige a Câmara Municipal do Porto, pretende aprovar um Regulamento Municipal sobre Informação Política que restringe a liberdade de intervenção das forças sociais e políticas da cidade.
«Pela gravidade do conteúdo do Regulamento, na medida em que pretende estreitar a capacidade de intervenção daqueles que segundo a sua consciência intervém na vida do Porto, é necessária a mobilização dos diversos sectores da sociedade portuense em defesa da liberdade de expressão, lê-se no abaixo-assinado.
Entretanto, continuando a política de direita que tem vindo a ser seguida, a Câmara do Porto confirmou, no passado dia 21 de Abril, a ameaça de retirar o apoio financeiro que se comprometera a atribuir para as comemorações do 32.º Aniversário do 25 de Abril.
Em comunicado de imprensa, a União dos Sindicatos do Porto/CGTP-IN lembra que este diferendo aconteceu porque o sindicato tomou posição pública contra a proposta camarária de «Regulamento de Publicidade, Propaganda Política e Eleitoral e Outras Utilizações do Espaço Público», e porque a autarquia PSD/CDS-PP retirou 10 painéis que anunciavam o programa do 25 de Abril e que até já tinham a referência «Com o apoio da C.M. do Porto».
«A União dos Sindicatos do Porto condena veementemente esta atitude arrogante e prepotente da Câmara do Porto, que demonstra que para os seus actuais “inquilinos”, apoios e subsídios terão de corresponder à subserviência de quem os recebe, e pretendem os mesmos silenciar críticas e oposições às suas práticas e objectivos camarários», acusam os sindicatos, sublinhando que tal atitude «não deixa de constituir um acto hostil às Comemorações Populares do 25 de Abril na cidade do Porto».


Mais artigos de: Nacional

«Uma obra de Abril com futuro»

Com o tema «30 anos de gestão democrática dos baldios – Obra de Abril com futuro», realizou-se, em Viseu, nos dias 22 e 23 de Abril, a 5.ª Conferência dos Baldios.

Recuperar habitações municipais devolutas

O vereador do PCP na Câmara do Porto defendeu, na passada semana, que a Segurança Social comparticipe na recuperação de habitações municipais devolutas, para resolver o problema de famílias realojadas em pensões há mais de um ano.Rui Sá reuniu, entretanto, com munícipes que se encontram a viver em pensões ou partes de...

CDU visita Polis do Cacém

Os eleitos da CDU e o deputado do PCP António Filipe visitaram, no passado dia 22 de Abril, as obras do Polis do Cacém. Apesar do mau tempo que se fazia sentir, a visita percorreu a zona de intervenção do projecto, recolhendo queixas e sugestões da população. O vereador Baptista Alves contactou com os comerciantes, onde...

«Promover a inclusão»

Sob o lema «Promover a inclusão, lutar contra a ilusão», a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), que representa organizações de e para pessoas com deficiência, vai realizar, sábado, no Palácio de Cristal, no Porto, o seu 16.º Encontro Nacional de Deficientes. A CNOD tem por objectivo orientar a sua...

Nuclear preocupa «Os Verdes»

O Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes» manifestou, no passado dia 22 de Abril, após uma reunião na sua sede nacional em Lisboa, «uma profunda preocupação» pelo facto de o primeiro-ministro ter feito declarações, no âmbito de um encontro organizado pela Courrier Internacional, sobre a necessidade de abrir...