Apoio à UJC checa

Face às ameaças do ministro do Interior da República Checa contra a União da Juventude Comunista daquele país, que podem levar à sua ilegalização enquanto organização política, os participantes no Encontro internacional aprovaram a seguinte moção:
«Condenam veementemente as discriminações e provocações anti-comunistas levadas a cabo pelas autoridades checas e denunciam o anti-comunismo, de que tais acções são expressão, como um ataque à própria democracia naquele país e na Europa.
«Reclamam do governo e das demais instituições da República Checa o respeito pela democracia, pelos direitos e liberdades fundamentais do povo checo e, por consequência, o fim imediato do processo de perseguição política e ideológica aos jovens comunistas checos e à sua organização.
«Reafirmam à União da Juventude Comunista da República Checa e ao Partido Comunista da Boémia e Morávia o seu apoio e activa solidariedade nesta batalha contra as perseguições anticomunistas e na sua luta pela liberdade de opção política e ideológica da juventude e do povo checo.»


Mais artigos de: Internacional

A morte matada de Slobodan Milosevic

Slobodan Milosevic morreu a 11 de Março numa cela do «tribunal» de Haia. Ao que se sabe, é o sétimo preso sob custódia da ONU a perder ali a vida. Acasos?

Venezuela em dois tempos

A 3 de Dezembro, a Venezuela vai de novo a uma consulta eleitoral, desta vez para eleger presidente. Talvez devêssemos ter escrito novo presidente, mas poucos analistas políticos consideram outro resultado que não seja uma cómoda vitória de Hugo Chávez, eleito originalmente em 1998, confirmado no revogatório de 2004 e...

UE e EUA apertam o cerco

A três dias das eleições presidenciais na Bielorússia, a UE e os EUA forçam a vitória do candidato da oposição, Aleksander Milinkevitch. O actual presidente, Aleksander Lukashenko é há muito persona non grata.