Cordão humano no Porto
Dezenas de militantes do PCP cercaram segunda-feira o edifício da Câmara Municipal do Porto em protesto contra as limitações à liberdade de propaganda política previstas na proposta de regulamento municipal. O cordão humano foi precedido de uma concentração na praça, durante a qual o membro da Comissão Política, Sérgio Teixeira, acusou o presidente da autarquia, Rui Rio, de querer limitar o direito constitucional à liberdade de expressão. Para o dirigente comunista, o PCP lutará «até às últimas consequências por um direito que consideramos inalienável», que «custou muitas vidas a pessoas deste partido».
A Comissão Política do CC do PCP emitiu, terça-feira, uma nota, na qual destaca o agravamento da tensão internacional. Transcreve-se, na íntegra, a nota da direcção comunista.
Apesar de «afirmações despropositadas» – que não partilha –, o PCP considera que as declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a propósito da «crise dos cartoons», têm «um sentido positivo». Aliás, são «bem vindas» todas as declarações, atitudes e iniciativas «que visem travar a escalada de confronto em que...
O anunciado encerramento de milhares de escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e de dezenas de jardins de infância contribui decisivamente para a desertificação do interior, acusou o PCP.
«A directiva da liberalização dos serviços ainda não está aprovada. Da nossa parte continuaremos a lutar pela sua rejeição, o mesmo é dizer que continuaremos a luta pela rejeição do projecto liberal», afirmou anteontem Jerónimo de Sousa na audição promovida pelo grupo parlamentar do PCP sobre a directiva Bolkestein. A...