Santiago do Cacém

Nova escola vai ser uma realidade

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença, e a vereadora do pelouro da Educação, Margarida Santos, acompanhados por técnicos da autarquia, estiveram reunidos, no dia 17 de Janeiro, com técnicos da Direcção Regional da Educação do Alentejo (DREA), num encontro que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Da ordem de trabalhos constou a apresentação do projecto da autoria do gabinete do arquitecto Farelo Pinto para a nova Escola Básica integrada com jardim de infância de Santiago do Cacém, um edifício que vai nascer de uma obra conjunta entre a entidade que tutela a educação no Alentejo e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
O projecto prevê a demolição parcial da actual Escola EB 2/3 Frei André da Veiga e a construção de um novo espaço com 16 mil metros quadrados, destinado a albergar alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ainda um jardim de infância.
Para o pré-escolar, que será no piso zero (0), estão previstas quatro salas (com uma sala destinada a actividades diversas), sendo que o 1.º ciclo vai beneficiar de dez salas e o 2.º ciclo vai ter ao seu dispor oito salas de aula. O 3.º ciclo, por sua vez, vai contar com seis salas-base, ao que acrescem salas específicas destinadas às Ciências Experimentais, Informática, Educação Visual e Tecnológica e Educação Musical.
No piso um (1) vão estar situados o Refeitório, o Auditório (com 180 lugares não fixos), a Sala de Convívio para alunos e a Biblioteca da Escola. Este piso conta também com um espaço semi-coberto para actividades, para responder às oscilações climatéricas. É ainda no piso 1 que se vai situar uma sala de ginástica de 16x30 metros.
O novo edifício vem responder às necessidades prementes não só da cidade de Santiago do Cacém, como também de todo o município. A Câmara Municipal continua empenhada em garantir um investimento na área da Educação, num processo que tem o lançamento do concurso para adjudicação da obra prevista para o primeiro semestre de 2006.


Mais artigos de: Nacional

«Solução consensual»

Carlos Humberto de Carvalho, autarca da Câmara do Barreiro, foi eleito presidente da Junta Metropolitana de Lisboa com 11 votos a favor dos 18 líderes dos municípios que integram a Grande Área Metropolitana de Lisboa.

Morreu o escritor Orlando da Costa

O romancista e poeta Orlando da Costa morreu, sexta-feira, em Lisboa, aos 76 anos de idade. O PCP manifestou o seu pesar pela morte do escritor.

Equação do diálogo incómodo<br>na memória de Ruy Luís Gomes

A 25 de Dezembro de 2005, quando se completaram 100 anos sobre o nascimento de Ruy Luís Gomes, Portugal andava em campanha eleitoral para as presidenciais, o direito que o Estado Novo lhe negou, em 1951, quando se apresentou como o candidato «do povo e pela paz». A data passou; as eleições também, com esse resultado...

Resolver os problemas<br>habitacionais de Marvila

Por proposta do PCP, a Câmara Municipal de Lisboa vai pedir ao Estado que receba os quase 1500 fogos dos bairros dos Lóios e das Amendoeiras, em Marvila, actualmente geridos pela Fundação D. Pedro IV.O Executivo da autarquia lisboeta aprovou, na passada semana, dia 25 de Janeiro, em reunião pública, a proposta dos...

Contra encerramento das escolas

A CDU de Santa Maria da Feira tem acompanhado com preocupação o processo em curso de encerramento de seis estabelecimentos escolares, no concelho.«A decisão do Governo em encerrar todas as escolas com menos de 20 alunos é, desde logo, uma opção que não tem em conta as realidades económicas, sociais e culturais de cada...

Comunistas contra autocarros alternativos

Os comunistas do Porto acusaram, na passada semana, a maioria PSD/CDS-PP na Câmara Municipal de alimentar a estratégia da operadora local de transportes urbanos de se «livrar» das carreiras menos rentáveis, ao admitir criar autocarros alternativos.A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) tem em curso um...